Status

Estejamos preparados – SaaS já é SIM uma realidade.

Olá caros leitores,

Terminei de ler o livro do Cezar Taurion, Cloud Computing – Computação em Núvem – Transformando o mundo da Tecnologia da Informação da Brasport e resolvi fazer considerações sobre o “Capítulo 12 – Estejamos preparados ou não, SaaS já é uma realidade” e assim aproveitar para demonstrar o SaaS da IBM chamado IBM SmartCloud Notes.

Iniciamos com algumas dissertações vindas do livro:

A primeira onda do SaaS é o ponto de entrada para muitas empresas e é basicamente a utilização deste modelo como aplicação isolada, departamental. O foco é a redução de custos e a velocidade para resolver um específico e isolado problema de negócios. Nessa onda não há uma estratégia definida, muitas vezes como projeto piloto, de forma experimental.

Na segunda onda, as aplicações SaaS começarão a se inserir no contexto do negócio, integrando-se com aplicações já existentes. Nesta onda as empresas vão começar a substituir aplicações de missão crítica tradicionais por aplicações SaaS.

Na terceira onda o modelo SaaS vai se tornar dominante nas organizações. Será fundamental baseado em Computação em Núvem. Será utilizado rotineiramente do dia a dia das empresas suportando a maioria dos seus processos de negócio.

Cezar Taurion, Computação em Núvem, Capítulo 12, Páginas 103 à 105.

Considerando as evidências acima, em um dos seus muitos SaaS providos pela IBM o SmartCloud Notes é possível encontrar as (3) três ondas relacionadas.

O SmartCloud Notes é uma ferramenta integrada responsável pela interação social, compartilhamento de arquivos, serviços de mensagens instantâneas, web meetings, user profiles, email, to-do e calendários.

Com esse SaaS você pode fazer um projeto piloto e ainda constatar que consegue produzir em sua empresa da mesma forma que ter um servidor instalado, porém sem preocupações, tendo um SLA de 99.9% de disponibilidade e pagando apenas pelo uso.

Existem muitas features nesse SaaS, além de serviços adicionais como o “Archive”, repositório responsável por arquivar emails através de um custo mais baixo. Trata-se do SmartCloud Archive Essentials .

São muitos clientes adotando e aprovando tal SaaS para o dia a dia de sua empresa, tornando assim realidade a afirmação feita por Taurion, em seu livro.

Na terceira onda o modelo SaaS vai se tornar dominante nas organizações. Será fundamental baseado em Computação em Núvem. Será utilizado rotineiramente do dia a dia das empresas suportando a maioria dos seus processos de negócio.

Para um projeto piloto na ferramenta acesse o link.

Eu escrevi um post mais incrementado sobre a ferramenta, com screenshots, valores, funcionalidades e serve como base para esse. Vale a pena dar uma olhada:

Referência: Thougts On Cloud – Benefits and features of IBM Smart Cloud Notes


Thiago Viola – IBM Cloud Representative
E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s