Bare Metal vs Virtual Machine O que devo escolher ?

Olá Amigos, Bom Dia.

Baseado em um dos principais diferenciais e serviços oferecidos pela IBM/SoftLayer, vamos abordar o que seria uma melhor alternativa para seu ambiente. Bare Metal ou Virtual Machine ?

Inicialmente é claro e evidente que a núvem traz ganhos e valores gigantesco para os ambientes computacionais de cada cliente, lembrando alguns deles como, escalabilidade, flexibilidades, redução de custos, eficiência dos recursos, agilidade, pagamento apenas pelo uso, além da facilidade de crescimento entre outros.

Os principais players de Cloud do mercado fornecem o mercado tradicional para servidores que são as Virtual Machines (VMs) que são extremamentes fáceis de serem utilizadas, com seus recursos, disco, memória, CPU, porém apresentando um pequena “falta” com relação a performance.

Falando sobre Bare-Metal esses são essencialmente servidores físicos que podem ser implantados sob demanda, cobrados por hora e 100% de aproveitamento dos recursos computacionais.

Vamos aos detalhes:

VMs: Utilizar para carga de trabalhos altamente dinâmicos, onde não há uma preocupação muito intensa com desempenho, por exemplo uma aplicação que cresce e diminui muito rápido, de forma sempre exporádica e pode ser controlado com o uso de um auto-balance, a virtualização é legal.

Bare-Metal: Se a aplicação é extremamente sensível ao desempenho, o bare-metal foi desenhado para isso, alto desempenhado, combinado com a capacidade de fornecer servidores dedicados tradicionais, porém na núvem e fornecidos via (IaaS).

O Bare-Metal possui todos os recursos computacionais dedicados a um único usuários e pode oferecer um desempenho otimizado. Sem camada hypervisor, sem divisão de processamento, sem divisão de mémoria, é algo a ser considerado.

Algumas vantagens:

  • Maior processamento com entrada e saída de operações por segundo (IOPS)
  • Maior consistência com discos e rede para performance de I/O
  • Qualidade de Serviço (QoS) que elimina o problema de multi-tenant
  • Segurança física para cada bare-metal
  • Fornecedores de softwares que possui licenças e suportes dedicados a esse modelo.

A SoftLayer / IBM está pronta e já fornecer servidores bare-metal a longa data, provendo assim ao cliente uma gama grande de serviço e de flexibilidade para Cloud.

Por fim, vocês podem ver que VMs são boas para algumas coisas e servidores bare-metal são ótimos para outras coisas. Deve-se sempre ter a metalidade por tecnologia necessária e qual a carga de trabalho que irá ser executada.

Referência: Thoughts On Cloud

Obrigado e abraços,


Thiago Viola – IBM Cloud Representative
E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s