Deploy de uma InfraEstrutura VMWare na SoftLayer (Public Cloud)

Olá Amigos, Boa Tarde.

Depois do último post sobre a contratação de Virtual Server na SoftLayer, vamos a uma publicação sobre como podemos fornecer ao cliente uma InfraEstrutura VMware para então criação e uso de máquinas virtuais.

Lembrando que a IBM SoftLayer oferece também servidores virtuais (onde esses compartilham o host físico com outros inquilinos).

Porém, para esse post falaremos sobre a criação de um dos diferenciais da IBM SoftLayer chamado de servidores Bare-Metal e assim a criação de uma Infra com Vmware. A SoftLayer pode fornecer a tecnologia adequada para o seu cenário e carga de trabalho fornecendo toda infra necessária.

SL_componentsMuitos clientes corporativos estão em busca da capacidade de criar nuvens privadas flexíveis dentro SoftLayerHá muitas situações em que isto pode fazer sentido.

Vamos a o exemplo: Imagine um cliente que quer mover uma solução on-premise de TI exatamente como está para a na nuvem pública, no entanto, a solução possui dependências em um hypervisor específico como a interação com os hosts ESX. Através da solução da SoftLayer você poderá fazer isso.

Nesse momento algumas perguntas surgirão, tais como:

Como posso hospedar um Hypervisor na SoftLayer ?
Posso ter acesso ao host físico?
Como a SoftLayer trata a questão do licenciamento e implementação ?
Quais são as versões e features disponíveis ?

Relato aqui as principais questões com suas respectivas repostas e detalhes importantes que devem  ser levados em consideração durante a contratação.

Deployment

Posso realmente criar umnuvem privada isolada em VMware na SoftLayer?

Sim, é possível implantar servidores bare metal na SoftLayer e assim instalar qualquer hypervisor suportado (incluindo VMware ESX) nestes hosts e implantar máquinas virtuais usando as ferramentas de gerenciamento nativas. A SoftLayer também implementa modelos padrões seja em VLANs para segregação e vários componentes de rede (como gateways, roteadores e firewalls) que podem ser usados ​​para criar praticamente qualquer topologia.

Como eu posso implantar VMware ESX? (Posso implementar componentes VMware diretamente do portal SoftLayer? ) (Como posso selecionar outros hypervisors ?)

Selecionar e implantar o hypervisor ESX automaticamente com um servidor bare-metal de forma mensal (ver imagem). Você também pode implantar gerenciamento vCenter automaticamente com uma máquina virtual ou sistema bare metal (somente para Windows).  (Acessando https://store.softlayer.com/configure para ver todas as opções de configuração de bare-metal).

SL_ESX

Como alternativa, você pode implantar um servidor bare metal (por exemplo, com um sistema operacional livre, como Cent OS) e, posteriormente, instalar ESX manualmente (por exemplo, usando o Console remoto e acesso à mídia virtual do host), ou você poderia então instalar vCenter Server manualmente ou implantar o baseado em Linux VMware vCenter Server Appliance.Novo: Agora também é possível especificar “No Operating System ao implantar um sistema bare metal:no_os

 

Licenciamento


Como
funciona a licença do VMware em um ambiente SoftLayer?

Você terá duas opções para a abordagem de licenciamento.1. Ao implantar o hypervisor ESX através do portal, a SoftLayer habilitará automaticamente VMware Service Provider licenciamento de programas (VSPP).

Na implantação, o usuário vmadmin” por padrão é adicionado ao servidor ESX para coleta de dados. VSPP cobra por RAM reservada / usada para todos “powered on” máquinas virtuais (e não “per socket” como uma licença de host padrão).

Já o ESX instalado manualmente, os clientes podem utilizar o Bring Your Own licença” abordagem (BYOL). Isso significa que eles podem aplicar as suas licenças padrão para esses hosts.

 

Funcionalidades

Posso criar clusters ESX e usar recursos como vMotion, DRS, Vmware HA?

Sim, servidores físicos implantados com VMware podem ser configurado em um cluster com todos os recursos associados habilitados. Isso normalmente requer armazenamento compartilhado e o nível de licença VMware apropriado.

Posso separar o tráfego VMware em SoftLayer semelhante à implantação on-premise (VLANs separadas para o tráfego de Vm, armazenamento e gestão)?

Sim, você pode usar o tráfego de segregar usando a VLAN SoftLayers nativa. Várias redes privadas podem ser “trunked” para os servidores ESX, permitindo que os switches virtuais tenham um VLAN Tagging na camada de Port Group para a camada 2 isolamento.

Posso usar um DataCenter SoftLayer para fornecer um site de failover para o meu VMware Site Recovery Manager (SRM)?

Esse cenário pode ser configurado com o Vmware SRM e “vSphere Replication(replicação baseada em SW).

Storage
Qual solução de armazenamento é recomendada para nuvens privadas em VMware SoftLayer (para armazenar as máquinas virtuais).

Servidores bare-metal de armazenamento em massa da SoftLayer são ideais para fornecer o custo-benefício e alto desempenho de armazenamento compartilhado para máquinas virtuais.  Você pode, por exemplo configurar um servidor com a combinação adequada de SATA, SAS e unidades SSD, implantá-lo com o software QuantaStor do portal Softlayer, então criar LUNs de acordo com suas necessidades específicas e torná-los disponíveis como iSCSI ou NFS LUNs.

Portanto, lembre-se em alguns cenários você pode selecionar a Nuvem pública de um fornecedor exatamente com o hypervisor que desejar porém o risco de que você se tranca mais para o ecossistema de um fornecedor de virtualização particular ou ignorar até ter que dividir carga de trabalhos com outros.

Essa abordagem também é improvável se você precisar de interação direta com o host hypervisor físico por exemplo.

E por fim você pode considerar a contratação de um bare-metal da SoftLayer e implantar o seu trabalho em QUALQUER hypervisor de sua escolha.

Referência: Virtualization Matrix

Obrigado e abraços,


Thiago Viola – IBM Cloud Representative
E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Um comentário sobre “Deploy de uma InfraEstrutura VMWare na SoftLayer (Public Cloud)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s