Status

AutoScale SoftLayer com instâncias virtuais – Parte I (Teoria)

Olá amigos,

Hoje teremos uma sessão dedicada sobre a definição, uso e configuração do recurso de Auto Scale para instância virtuais.

O que é o Auto Scale ?

O Auto Scale trata-se de um serviço free da SoftLayer embutido no Portal do Cliente e também disponível via API que permite aos clientes criar uma série de parâmetros que, quando acionado, fornece automaticamente ou cancela a alocação de Servidores Virtuais.

 

Como funciona ?

O Auto Scale usa uma série de parâmetros definidos pelo administrador em formato de Groups > Policy > Trigger, onde os grupos são compostos de uma ou mais políticas que indicam ações desejadas para o processo de escala automática. Policies são invocados por Triggers. Triggers são condições que podem ser atendidas em um momento específico, em uma base recorrente (programado) ou com base na utilização de recursos que é acionado através de robôs de monitoramento.

 

Preço ?

O Auto Scale é cortesia, ou sejá não há custo. Os clientes só deve pagar pelos servidores virtuais provisionados através do serviço.

 

Quais são os benefícios para o Cliente ?

1. Melhoria do Modelo de Trabalho: Com o Auto Scale, esse automatiza a adição e remoção de servidores virtuais, reduzindo as necessidades de mão de obra associados a estes esforços. As empresas podem focar mais em esforços estratégicos.

2. Pague pelo uso: Com esse serviço você paga por aquilo que você usa, quando você precisar dele. Você não precisa estar amarrado em um contrato mensal.

3. Comece pequeno: O cliente não tem mais a necessidade de alocar grandes recursos virtuais e computacionais como: cpu, memória, etc temendo um grande consumo de seus recursos, pode começar pequeno e assim deixar de forma automática que o serviço cresça.

4. Redução de OPEX: Menos hardware necessário em um DataCenter leva a uma redução no orçamento para despesas operacionais associados à infra-estrutura.

 

Como utilizar e configurar ?

Farei um passo a passo bem detalhado no próximo post para abordarmos a configuração.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola – IBM Cloud Representative
E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s