Como funciona e qual o SLA da Cloud IBM SoftLayer ?

Bom Dia Leitores,

Após o retorno de férias resolvi fazer esse post pois muitos clientes antes de contratarem um serviço na Cloud questionam sobre qual o nível de SLA entregue por cada provedor, por cada componente, por cada serviço e etc.

Se voltarmos um pouco no tempo, sabemos que em contratos de OutSourcing geralmente possuem clausulas de SLAs relacionadas a disponibilidade de sistemas operacionais, storage, database, serviço de emails, networking, hardware e etc..

Se estamos falando de IaaS o detalhamento dos SLAs não podem ser diferentes do que os apresentados em um mundo de OutSourcing.10

Explicarei quais os níveis de serviços oferecidos pela Cloud IBM SoftLayer relatando suas considerações.

A SoftLayer fornece um catálogo de componentes para a construção de solução de nuvem privada ou híbrida. Podemos, então, manipular esses componentes para atender às necessidades de um cliente sobre a disponibilidade.

Os seguintes SLAs são o que SoftLayer como uma infra-estrutura como serviço (IaaS) está empenhada em entregar:

100% de Nível de Serviço para a rede pública;
100% de Nível de Serviço para a rede privada;
100% de Nível de Serviços para acesso ao portal do cliente;
100% de Nível de Serviço para acesso à energia e aquecimento, ventilação e ar condicionado serviços (HVAC).

E sobre o SLA para servidores e storage ?

A SoftLayer se compromete com a substituição de hardware no prazo de [02] duas horas. Se o equipamento não for substituído nesse tempo, o cliente recebe créditos de SLA, dependendo do tempo de resposta, e esse podendo variar de 20% a 100% os créditos a serem recebidos.

No entanto, vale lembrar que isso não inclui o tempo necessário para reconstruir os sistemas (recarregar o sistema operacional ou aplicações) nos servidores.

Para mitigar esse risco, use um segundo servidor para construir um cluster gerenciado pelo hypervisor ou a aplicação. A SoftLayer fornece toda esta flexibilidade para projetar arquiteturas e propor nossas próprias SLAs em um esquema de nuvem.

Caso queiram saber maiores detalhes ou quiserem fazer a leitura na integra de todos as informações sobre SLA – recomendo o download do Master Service Agreement disponível na página da SoftLayer.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola – IBM Cloud Representative

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

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