O mercado de Cloud no Brasil – Estudo IDC – Capgemini

Bom Dia Leitores,

Essa semana tive acesso ao relatorio de estudo da Capgemini sobre o mercado de Cloud no Brasil com base em 415 entrevistas locais com executivos de TI, trata-se do Business Cloud in Brazil: Research Report 2014.

Inicialmente o estudo revelou o padrão atual de evolução da adoção da nuvem no País, que não dispõe de nenhum modelo predominante.  As empresas menores tendem a usar a nuvem pública, enquanto as médias e as grandes dão preferência às nuvens híbridas. Assim, aproximadamente 26% dos entrevistados afirmaram não ter nenhuma preferência por um modelo específico de nuvem.  Em seguida, a opção varia entre a nuvem pública – o modelo mais atraente, com 24% – privada para as instalações da empresa (18%), híbrida (18%, pública e privada) e privada gerenciada por terceiros (14%). No entanto, a previsão é de que esse cenário mude entre dois anos e cinco anos.

cloud1

Há um sumário na página 05 com os principais conclusões do relatório.:

1. Evolutiva porém não revolucionária para os modelos de Cloud
As organizações brasileiras estão tomando uma abordagem evolutiva, mas abrangente, para a adoção de as-a-service como modelo de compra baseado em nuvem para TI.
SaaS é o modelo de prestação de nuvem mais comumente usado,
com 73% usando atualmente SaaS, e previu a tornar-se quase onipresente no seu take-up em um prazo de dois anos com 92% de todos os entrevistados. PaaS e IaaS têm taxas de adoção mais baixas, mas procure pronta para acelerar a sua aceitação no próximo par de anos.


2. O aumento de Apps Enterprise
O mundo de APPs está se transformando para sistemas inovadores geridos e implementados por um Enterprise App Store (EAS), o que parece estar se tornando rapidamente “a norma” no Brasil. Mais de 70% afirmaram que já tem, ou pretende ter, um EAS no lugar nos próximos dois anos, para melhorar a produtividade da empresa.


3. IaaS prestes a amadurecer e PaaS vai seguir mais devagar

Infrastructure-as-a-Service (IaaS) está em constante desenvolvimento, com a crescente aderencia por ser mais maduro, automatizado e self-service. Enquanto isso há um espaço considerável para o crescimento de migrações do on-premise para o emergente Platform-as-a-Service (PaaS) .


4. DataCenter TI Capex

Apesar de alternativas, os DataCenters brasileiros continuam a consumir uma alta proporção de TI Capex, com 48% gastando atualmente entre 20-60% em DataCenters.
O modelo no entanto está se deslocando em direção a gestão de terceiros, e enquanto atualmente predominantemente on-premise, off-premise é uma tendência crescente.


5. Nuvem Hibrida dominará o espaço de Cloud
O modelo de adoção da nuvem mostra ao longo dos próximos cinco anos, uma clara mudança de nuvem pública para um modelo predominantemente híbrido. A percepção de uma variedade de riscos, relacionados com os dois violações de segurança e soberania de dados, ainda é considerado como os impedimentos mais bem classificados que impedem a absorção de Cloud.


Principais motivadores para mover para mover para um modelo “as a service”: Custo, Inovação e Produtividade.

1

Principais barreiras para adoção de Cloud são Segurança, Questões sobre soberania/localização dos dados, Falta de confiança e Preocupação com os Custos.

2

IaaS se consolida como prática para backup, e cresce nas demais linhas:

3

PaaS tem maior oportunidade em Web Severs e Databases.

4

Fonte de pesquisa : Capgemini WebSite

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

2 comentários sobre “O mercado de Cloud no Brasil – Estudo IDC – Capgemini

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s