Cloud IBM com Internet of Things (IoT) e Bluemix – A inovação em seu negócio

Olá Leitores,

Esse é o meu primeiro post sobre Internet of Things (IoT) e para falar sobre esse tema eu procurei trazer algo bem prático de entendimento, um exemplo de aplicabilidade com recursos de Cloud IBM (nesse caso BlueMix) e um modelo na prática do funcionamento de um IoT.

Imagine que você entra em uma loja, escolha um par de calça jeans, e sensores de peso na prateleira comunicam através da nuvem para o sistema do varejista que estoque de produtos mudou. O estoque é reabastecido com base em análises e tendências quase em tempo real. Este cenário não é ilusão o que está realmente acontecendo é o abastecimento de varejo sendo alimentado por Internet das Coisas tecnologia (IoT).

Seja no varejo, manufatura ou serviço público, podemos ver muitos casos de uso IoT em nossas vidas pessoais e profissionais. Por exemplo, um motorista em busca de uma vaga de estacionamento navega pelas ruas de uma cidade movimentada. Enquanto isso, um veículo estacionado deixa seu lugar. Quando o carro parte um sensor detecta a vaga subterrânea e envia um sinal em tempo quase real, notificando o motorista à espera do espaço de estacionamento disponível por meio de um aplicativo móvel. Isso é magnífico!

Para um exemplo prático no Vietnã, a tecnologia IBM IoT foi ativada por identificação via radiofrequência (RFID) e tem ajudado a tornar os peixes mais seguro para o consumo, acompanhando cada ponto na cadeia de abastecimento.

IoT-and-Bluemix

O grande ‘X’ da questão é Como é que eu posso conectar os dispositivos e tecnologias da Internet das coisas em meus modelos de negócios existentes de TI e começar a receber valor deles?

O IBM Bluemix oferece uma plataforma sólida para suas aplicações da Internet das coisas. Quando você se inscrever para o Bluemix, você receberá uma abundância de opções para construir aplicações da Internet das coisas rapidamente. Sabemos que a Internet das coisas é tudo sobre dispositivos inteligentes e conectados entre si, por isso temos a certeza de que você pode começar a conectar, coletardados e gerenciar dispositivos usando os aplicativos que estarão disponíveis no Bluemix.

IoT-and-Bluemix-2

Vamos a prática de uma solução simples feito com  Internet of Things (IoT).

1. Acesse o website da IBM Internet of Things (IoT) Foundation.
2. Acesse o link a seguir para ter o painel de controle disponível.
3. Abra uma pagina em seu navegador e acesse para o link do sensor IoT.
4. Anote o endereço do seu dispositivo (MAC), mostrado no canto superior direito.
iot2
5. Digite o endereço MAC na página aberta na etapa 1 acima.
6. Veja os dados atualizados provenientes de suas alterações através de um gráfico agradável. Alterando a umidade, temperatura e temperatura do dispositivo, o gráfico responderá em tempo real as alterações.

iot1

É isso pessoal !

Aqui juntamos 2 conceitos de Cloud muito interessantes e importantes que são (PaaS) representada pelo BlueMix e  Internet of Things (IoT).

Ainda poderiamos adicionar SoftLayer (IaaS) e recursos de (SaaS) para trabalharem de maneira conjunta. No entanto para termos essa profundidade ainda precisarei estudar um pouco mais e assim fazer um novo post a vocês.

Boa Leitura !!

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s