Como ter um backup gerenciado na nuvem utilizando CloudBerry e IBM SoftLayer

Olá Leitores, Boa Tarde.

Na última semana me deparei com uma situação que muitos de vocês devem passar no dia a dia sem perceber e com a Cloud IBM SoftLayer nos podemos resolver facilmente.

Basicamente a questão aqui é: Como ter um backup gerenciado na nuvem ?
Mas pode surgir a pergunta qual a finalidade disso?
Vamos a algumas:

  • Backup de Desktop e laptop de usuários da empresa sabendo o tamanho que cada um utiliza;
  • Backup de multiplos dispositivos sabendo qual o último backup feito;
  • Backup de diversos servidores com controle financeiro de consumo da nuvem;

Dessa maneira o administrador do sistema terá um painel de controle único onde terá todas essas informações, além de gráficos, relatórios e detalhes sobre a solução.

Como isso é possivel ?
Para esse post estou utilizando a solução de Managed Cloud Backup da CloudBerry e o serviço Object Storage da IBM SoftLayer.

Vamos as explicações a prática da solução.


managedbackupCloudBerry Managed Backup

Trata-se de uma solução de backup mundialmente utilizada a qual integra suas tecnologias com os principais provedores de nuvem do mercado como IBM, AWS, Microsoft, Google, etc.

Principais Funcionalidades:

  • Criptografia AES-256.
  • Painel de controle WEB com controle de usuário, backup e saldo $$.
  • Controle de alocação dos arquivos por usuário/conta.
  • Data do último backup de cada uma delas;
  • Espaço utilizado do backup;
  • Schedule de dia/horário para efetuar backup no equipamento do usuário.
  • Recebimento de relatório via email notificação resultado do backup na máquina do usuário.
  • Gravação do histórico do backup no Event Viewer do Windows.

softlayerObject Storage – Cloud IBM SOFTLAYER

Trata-se de um repositório para o armazenamento de multiplos objetos com disponbilidade em 20 DataCenters diferentes no mundo.

Principais funcionalidades:

  • Object Storage já  possui HA, ou seja, alta disponibilidade, o dado é
    copiado em multiplos clusters [3], garantindo a integridade e
    disponibilidade dos arquivos;
  • Cada ‘Container’ do Object Storage pode chegar à 128 TB;
  • Você poderá escolher 20 DataCenters-localidades diferentes no mundo para
    armazenar os dados.

Arquitetura da solução

  1. Você controlará todos os backups através de um paneil de controle que está hospedado no servidor da CloudBerry.  Através do painel de controle você verá os backups, além de ter acesso completo às funções de gerenciamento.
  2. Após o você instalará o client no equipamento do usuário final.

arquitetura


Como fazer e configurar?

  1. Acesse o site da SoftLayer e provisione o serviço Object Storage.
  2. Faça a criação de seu UserID e senha para acesso no portal e armazenamentos de seus futuros backups.
  3. Acesse o site do CloudBerry Managed Backup e clique sobre o botão FREE SIGN UP
  4. Você será direcionado a pagina de Managed Backup Sign-Up Form, a qual você terá a possibilidade de fazer uso durante 15 dias no serviço sem nenhum custo.
  5. Feito o preenchimento você receberá 2 emails.
    O primeiro para acesso ao portal: https://mbs.cloudberrylab.com.control1
    O segundo email com o client disponível para efetuar o download no laptop/desktop/servidor a ser executado o backup.
    control2
  6. Faça a instalação do client em seu dispositivo o qual será responsável pelo backup e assim você terá o ícone ‘Online Backup’ em seu Desktop.

    onlinebkp

  7. Configure seu backup, aqui é onde você define:
    – Quais os arquivos que irão para a nuvem;
    – Compactação e criptografia;
    – Schedule do backup (online, diário, semanal, anual, etc);
    – Scripts;
    – Recebimento de relatórios, etc ;

    onlinebackup2

  8. Feito isso, o backup acontecerá de acordo com suas definições e os dados serão levados e armazenados na nuvem da IBM SoftLayer.

    Você poderá conferir os dados entrando no painel de controle da SoftLayer, acessando o Object Storage e visualizando seus arquivos.

    painelsl

  9. E você administrador que terá a tarefa de gerenciar dezenas ou até centenas de laptops, desktop, servidores nada melhor do que um painel de controle de gerenciamento, não é mesmo ?

    Acesse o painel da CloudBerry Managed Backup: http://mbs.cloudberrylab.com/

    Na primeira página você terá o Summary, ou seja, um resumo de tudo o que está ocorrendo de backup em seu ambiente.

    painelcb1

    Ao lado direiro você poderá navegar em opções como Storage Accounts, onde você poderá configurar as contas que terão acesso e ainda dividir os usuários em containers para fazer o backup de forma isolada de cada equipamento.

    painelcb2
    Acessando a opção de Billing, você encontrará justamente os detalhes de quanto em tamanho cada usuario/servidor está utilizando na nuvem da IBM.

    painelcb4
    E por fim, na opção de Monitoring, os detalhes de cada usuário de quando foi o último backup executado, o próximo, se houve algum problema, etc.

    painelcb5


Por hoje é isso pessoal, espero que tenham gostado e aproveitem os softwares que são compatíveis com a nuvem, fazendo assim uma ótima solução.

Qualquer dúvida estou a disposição,.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s