Citação

IBM SoftLayer e Amazon AWS: Qual a diferença ?

Olá Leitores, Bom Dia.

Recentemente assisti uma apresentação sobre o tema SoftLayer x AWS e também algumas considerações feitas pelo Twitter por alguns experts de Cloud Computing.

Por tal motivo resolvi fazer um post ponderando alguns detalhes entre os dois provedores. Minha intenção aqui é apenas desmistificar e mostrar como cada provedor provê seus serviços de IaaS as empresas.

AWSAs pessoas e empresas costumam comparar a Cloud IBM SoftLayer com Amazon Web Services (AWS) e é fácil entender o porquê.

softlayerAmbas possuem plataformas de infraestrutura escalável para fornecer recursos de nuvem ao para todos os diferentes tipo de clientes do mundo.

A comparação é compreensível então vamos a primeira afimação: “A plataforma SoftLayer é fundamentalmente diferente da AWS.”

Basicamente falando, a AWS poderia ser executada na SoftLayer.
Já a SoftLayer não poderia ser executado na AWS.



O que a AWS provisiona em uma Cloud Pública ?

Quando a AWS começou a permitir que os clientes contratassem máquinas virtuais implementadas em sua infra-estrutura o foco basicamente era em seu ‘ramo’ de negócio e-commerce. E com isso a AWS acelerou o provisionamento de servidores de hospedagem Web virtual.

No ambiente de Cloud AWS, os clientes provisionam recursos que necessitam como:  servidores e storage, e a AWS implanta esses recursos sob demanda. É de se confessar que a mecânica de implantação é notável.

A AWS possui DataCenters completos de servidores físicos que são integrados uns com os outros em um ambiente de nuvem pública. Esses servidores são gerenciados e mantidos pela AWS Amazon e eles coletivamente compõem a infraestrutura de nuvem disponíveis na instalação.

A AWS instala uma camada de virtualização (também conhecido como hypervisor) sobre esses servidores físicos para amarrar os nós individuais tendo a capacidade total do ambiente. Quando um cliente solicita um servidor na nuvem da AWS, esta camada de virtualização encontra um nó com a A imagem do servidor com o sistema do cliente desejado operacional, aplicativos, etc. Todo o processo é rápido e automatizado, e cada cliente tem controle e acesso aos recursos solicitados.


A SoftLayer provisiona a Cloud Pública e MUITO MAIS !

A plataforma da SoftLayer é projetada para dar aos clientes acesso completo e controle sobre a infra-estrutura real de que eles precisam para construir uma solução na nuvem.

Automatizada, flexível, de fácil implantação e gestão dos próprios servidores, armazenamento, e os próprios recursos de hardware de segurança, estão hospedados em nossos DataCenters para que os clientes não tenham que construir suas próprias instalações ou comprar seu próprio hardware para obter a confiança ou uma computação de alto desempenho.

Tudo nos DataCenters SoftLayer é transparente, automatizado, integrado e construído sobre uma API aberta que os clientes podem acessar diretamente. Cada servidor está conectado a três redes físicas distintas, de modo que, e tráfego de rede de gestão público-privada são segmentadas. E o nosso suporte técnico especializado está disponível para todos os clientes, 24x7x365 – sem custo.

Observe que a automação e integração de nossa plataforma acontece no nível de DataCenter. Nós podemos fornecer a instância virtual assim como a AWS, porém podemos fazer muito mais que isso.

Podemos implantar servidores bare metal da mesma forma AWS utilizam servidores de nuvem pública (embora, na verdade, os servidores bare metal levam mais tempo para implementar do que os servidores virtuais).

Com a Cloud IBM SoftLayer o cliente tem maior possibilidade de escolha e controle em seus ambientes de nuvem, podendo escolher desde o Hypervisor até a instância virtual.

Basicamente em uma figura, podemos dizer que as diversão são as seguintes:

slxaws

Outro  detalhe importante é a arquitetura de rede da SoftLayer é única. Os clientes podem encomendar um servidor em Dallas e outro em Hong Kong, e esses dois servidores podem se comunicar uns com os outros diretamente e livremente através da rede privada, sem interferir com o tráfego da rede pública dos clientes.


AWS vs SoftLayer

Fato é que parte do negócio da nuvem SoftLayer certamente compete com AWS.
Quando comparado servidores virtuais, e possível nos deparamos com uma série de semelhanças. Mas este post não é sobre a comparação entre as ofertas … E sim da explicação de como a SoftLayer é diferente.

  • Bare Metal. A SoftLayer é capaz de fornecer recursos de servidores bare metal para os clientes. Isso permite que os clientes tenham um poder de computação a ser escolhido, igual a um servidor em um hosting ou colocation. Certamente dá a possibilidade para o cliente escolher Virtualizador, sistema operacional, tipo de disco, nível de RAID, entre outros. Já a AWS não provisione recursos bare metal.
  • Private Network. A AWS se diferencia fornecendo “availability zones” e “regions” para os clientes que querem expandir sua infraestrutura de nuvem em vários locais. Já a SoftLayer tem DataCenters interligados em uma rede privada global. Os clientes podem selecionar o local específico na SoftLayer que eles querem provisionar servidores.
  • Private Network com custo zero.  Quando os clientes da AWS movem dados entre  servidores da AWS, eles vêem com custo de “Inter-Region Data Transfer Out” e “Intra-Region Data Transfer” em suas contas. Já na Softlayer se você estiver movendo dados de uma servidor SoftLayer para outro servidor/DataCenter SoftLayer (em qualquer lugar do mundo),  a transferência é gratuito e ilimitado. E não irá utilizar o tráfego público de banda larga.
  • Trafego na Internet. Na SoftLayer servidores bare metal provisionados com o modelo de faturamento mensal incluem 20TB / mês de largura de banda de saída pública e servidores virtuais provisionados com faturamento mensal incluem 5TB / mês de largura de banda de saída pública. Com a AWS, os clientes pagam uma taxa por GB de largura de banda.
  • Suporte. A SoftLayer oferece uma ampla gama de gestão, acompanhamento, e opções de suporte a clientes, sem nenhum custo adicional. Na AWS você terá encargos da AWS para o monitoramento com base em métricas, frequência e número de alarmes por recurso. E terá um custo mensal adicional para o suporte.

Feito todas as comparações e apresentados os detalhes, podemos concluir respondendo as perguntas:

  • A SoftLayer e a AWS oferecem ao mercado IaaS (Infrastructure as a Service)?
    Resposta: SIM
  • SoftLayer e AWS oferecem o mesmo serviço ?
    Resposta: NÃO

É isso pessoal, se tiver alguma dúvida ou algo em que posso ajudar estarei a disposição.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

2 comentários sobre “IBM SoftLayer e Amazon AWS: Qual a diferença ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s