Status

Como testar a performance dos servidores na SoftLayer ?

Olá Leitores, Boa Tarde.

Fui questionado durante a semana de como testar a performance dos servidores na Cloud IBM SoftLayer ? Se há alguma ferramenta padrão já instalada nos equipamentos e que poderíamos testar CPU, Memoria, Disco, etc.

A resposta é SIM.

Na Cloud IBM SoftLayer no provisionamento de uma instância virtual ou bare metal existirá uma aplicação chamada: Passmark Utility já instalado no servidor.

O Passmark Utility estará disponível em Sistemas Operacionais Linux ou Windows.

Os testes componentes de performance a serem testados são: RAM, CPU, Network, HD, Vídeo (2D & 3D), Sound, entre outros.

A fim de demonstrar na prática fiz o provisionamento de uma instância Virtual com 1GB de RAM, 1 vCPU e 25GB SAN com Sistema Operacional Windows Server 2008.

  1. No painel de controle SoftLayer tenha acesso ao IP publico ou Privado de seu servidor assim como o Username e Password.painel1
  2. Através do RDP acesse o equipamento e selecione Start > All Programs > PassMark e você terá 4 aplicações [Burn In Test, Disk Checkup, OS Check e Performance Test].
    painel2
  3. A primeira aplicação é a Burn In Test v7.0 Test. O BurnInTest Standard é capaz de realizar diversos testes de desempenho num servidor, os quais buscar fazê-lo esforçar-se ao máximo para descobrir se o hardware realmente cumpre aquilo que deveria. Nele você também escolhe quais testes realiza, os quais podem ser feitos separadamente através do menu “Quick Tests”.Na aba “System Information” você descobre as configurações de hardware de hardware do PC, enquanto em “Burn In Results” os resultados dos testes (aquilo que não funciona satisfatoriamente fica marcado em vermelho após os testes e, além disso, uma janela com a palavra “Fail” aparece piscando na tela).1
  4. A execução de um teste poderá ser feito para validar cada componente.Em “Test Selection & Duty Cycles…” é possível definir os tipos de testes realizados e a quantidade de ciclos completados (isso altera o tempo de duração): CPU, disco ótico, impressora, memória RAM, placa de vídeo, gráficos 2D, gráficos 3D, discos rígidos, placa de som e placa de rede.2

  1.  A segunda aplicação é a Performance Test 8.0.  O PerformanceTest é um programa capaz de realizar séries de testes sobre a performance geral de seu computador, analisando componentes como CPU, memória, discos rígidos, rede, CD e DVD, teste de gráficos 2D e gráficos 3D.6
  2. No programa tem um menu chamado “Tests”, por ele é possível selecionar os testes que serão feitos para ter um resultado de comparação. Por esse meio é possível selecionar um único teste ou que eles sejam feitos todos em sequência. Lembre-se que fazer todos os testes em sequência necessitará de muito tempo e talvez seja necessário parar as atividades da máquina.

7

Referência: http://knowledgelayer.softlayer.com/procedure/passmark-utility-windows

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Um comentário sobre “Como testar a performance dos servidores na SoftLayer ?

  1. Excelente post. Além da ferramenta onde podemos avaliar o ping/latency, poder avaliar a performance da máquina contratada realmente é um grande diferencial.

    Parabéns pelo blog.
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s