08 mitos que aprendi sobre Cloud Computing

Olá Leitores, Bom Dia.

Continuando a sequencia de posts sobre 10 coisas que aprendi sobre Cloud em Singapura, hoje abordarei os principais mitos que ouvi e que também já passei durante esses anos. Colocarei algumas dicas para auxiliar futuras discussões. Vamos a eles:

mito

Mito 1: Não posso ir para Cloud por causa de latência: Esse ítem com certeza muitos de vocês já passaram. Conversei com muitos consultores e eles indicaram que seus clientes falam sobre latência indicando ser um problema porém é preciso ter embasamento técnico e argumentos para justificar tal. A pergunta é, será mesmo que você não pode ir para Cloud por causa da latência ?

Dica: Questione qual o workload que será executado? Porque latência é um pré-requisito? Qual a arquitetura a ser utilizada que faz latência ser um impeditivo ?

 

Mito 2: DataCenter tradicional = Cloud: Modernizar seu DataCenter não quer dizer que você terá uma nuvem privada ou que poderá ir para a nuvem publica diretamente, suas aplicações e sistemas devem estar preparadas para tal transformação.

Dica: Padronizar, consolidar, virtualizar e assim chegar na Cloud deve fazer parte do ciclo de amadurecimento para obter um resultado satisfatório.

 

Mito 3: Cloud está ligada apenas a redução de custo: Recentemente fiz um post exatamente sobre esse tema, veja neste link. Redução de custos com certeza é um dos fatores que contribuem para a adoção de Cloud, porém ter um ambiente flexível, escalável, com alta performance, pouca preocupação no operacional e foco no negócio, isso sim a Cloud traz no seu DNA para a evolução da tecnologia.

Dica: Tenha foco nos benefícios indiretos que a Cloud traz como: não depreciação, pagar por uso, flexibilidade, e etc.

 

Mito 4: Cloud deve ser utilizada para tudo: Quem nunca passou por essa ? A Cloud deve ser estudada e utilizada aos poucos considerando todos os parametros técnicos e comerciais.

Dica: Avalie cada workload e pense em uma solução de nuvem hibrida hoje muito mais aderente em todos os mercados.

 

Mito 5: Não tenho espaço e estratégia para Cloud: Você tem certeza disso?

Dica: Uma estratégia de cloud começa sempre por identificar os objetivos de negócio e mapear potenciais benefícios que a nuvem pode trazer assim como mitigar os potenciais inconvenientes. A Cloud deve ser pensada como um meio para um fim.

 

Mito 6: Tenho mais segurança em meu DataCenter do que em uma Cloud: Esse mito número 6 já foi tema de webinars, palestras e fonte de discussão de muitos artigos sobre Cloud.

Dica: A dica aqui é, independente do provedor de Cloud publica avalie seus SLAs, sua certificações, sua redundância, o numero de clientes e a tecnologia que suportará todo esse ambiente. A analogia que cabe aqui é a seguinte: Quem se protege melhor ?
Quem protege apenas a si só próprio ou quem protege multiplos clientes e infinitos recursos?

 

Mito 7: Cloud não deve ser utilizado para workloads de missão crítica: Para esse mito devemos lembrar mais uma vez Cloud não é tudo ou nada mas também não quer dizer que você não pode ter workloads de missão critica operando na nuvem.

Dica: Missão crítica pode significar coisas diferentes. Se isso significa legados, sistemas complexos, banco de dados tais workloads irão facilitar o uso de um modelo de cloud. Para cassos como esses soluções híbridas podem desempenhar um papel fundamental.

 

Mito 8: Virtualização não é igual a cloud privada: Ter ser ambiente virtualizado, consolidado e padronizado não quer dizer que você possui uma cloud privada.

Dica: Para sua ‘virtualização’ se tornar Cloud privada você precisará de automação. (Orquestrador, elasticidade, ferramentas que gerem benefícios quantificaveis que uma Cloud poderá trazer).

Por hoje é isso pessoal, continuem encaminhando suas opiniões e duvidas é sempre um prazer podermos conversar.

Obrigado,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagovola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Um comentário sobre “08 mitos que aprendi sobre Cloud Computing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s