Entrando na nuvem e encontrando um nevoeiro, vem aí Fog Computing !

Olá Leitores, Boa Noite.

Hoje o conceito de Cloud Computing é algo recorrente no mercado e assim tem possibilitado o surgimento de novas tecnologias e até mesmo novos modelos de tecnologia como o IoT – Internet of Things ou traduzindo – Internet das Coisas.

O conceito de IoT tem crescido e grandes empresas tem investido alto para que o mundo se torne realmente conectado nas próximas décadas. A IBM hoje é prova dessa imersão tendo o IoT presente em sua plataforma (PaaS) BlueMix, veja o link – Soluções de IoT.

O surgimento do IoT muito se deve a Cloud, pois o grande volume de processamento de dados, quantidade de armazenamento e trafégo de rede necessitam justamente de algo escalável, elastico e com alta performance.

Mas o que tudo isso tem haver com o tal do Fog Computing ?

FogComputing-

Fog Computing : O conceito trata-se da economia de tráfego e tempo de envio de dados para a nuvem, fazendo com que o processamento ocorra diretamente no equipamento, ou no máximo em algum concentrador próximo sem a necessidade de ser enviado para a nuvem.

Para que possamos exemplificar imagine uma cidade conectada, em que uma câmera de tráfego inteligente detecte o padrão de luzes de emergência de uma ambulância, e então manda essa informação para o semáforo, avisando para liberar o tráfego, nesse caso o tempo é crucial. Se for necessário o envio dessas informações para serem processadas para a nuvem e então serem enviadas para o semáforo pode se perder um tempo crucial.

Dessa maneira, fog computing é uma espécie de nuvem porém mais próxima do usuário e dos equipamentos, acelerando o processamento e diminuindo o tráfego na rede, principalmente em ambientes que não contam com grandes larguras de banda, no exemplo de uma cidade conectada por exemplo, boa parte do tráfego para a nuvem é feita com tecnologias mais acessíveis como o 3G/4G.

Sendo assim, o Fog Computing, traduzindo como “Névoa” ou  “Nevoeiro” trata-se justamente dessa “simple- cloud” mais próxima do usuário, facilitando o processo principalmente da Internet das coisas.

Imagine só no futuro você poder executar comandos em seu carro, banheira, cafeteira de forma local e apenas fazendo pontos de validação na Cloud! Seria maravilhoso !

Lembrem-se utilizar o Fog-Computing não exclui o uso de Cloud computing e sim será um complemento, até por que muitos dispositivos não terão capacidades para grandes capacidades de processamento o que deverá continuar sendo feito na nuvem.

Como o Fog Computing se aplica na realidade ?

A Cisco foi justamente a criadora do termo Fog Computing pois identificou a necessidade do mercado quando começou a investir em pesquisas relacionadas a Internet das Coisas.

Um grande exemplo dado pela própria Cisco: “Um motor a jato pode produzir 10 Terabytes de dados sobre o seu Desempenho e condições em apenas 30 minutos” “Seria um desperdício de banda enviar essa enorme quantidade de informação para a nuvem apenas para ser processada e então mandar de volta para a Rede local”.

Fog Computing com certeza tornará realidade o uso e a aplicabilidade do IoT em nosso cotidiano !

 

Eventos:

Referências:

Slides & Documentação:
Quem quiser aprofundar no assunto, através do slide share é possível encontrar ótimos conteúdos de múltiplos profissionais:

 

Obrigado,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagovola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s