O que não é Cloud Computing ?

Olá Leitores, Boa Tarde.

Sabemos que o modelo de Cloud Computing vem sendo aceito e utilizado no mercado por muitas empresas, no entanto com esse crescimento surgem também o número de dúvidas. O que realmente é Cloud ? O que faz parte dessa transformação ?1

Antes de começarmos a descobrir o que não é Cloud, é importante relembrarmos o modelo e conceito de acordo com a NIST (National Institute for Standards in Technology).

A NIST define cloud computing como tendo algumas características essenciais: serviços de TI por demanda e em self service, com amplo acesso via rede, um repositório de recursos e serviços de capacidade bastante elástica e de rápida expansão.

Sendo assim, nessas últimas semanas comecei a anotar algumas dessas dúvidas em encontros que tive com amigos que são do ramo de tecnologia, parceiros IBM SoftLayer e também clientes.

Perguntas:

1. Tenho um ambiente consolidado e virtualizado além de um modelo de governança muito eficaz que gerencia toda minha infraestrutura. Posso considerar Cloud Privada?

É ideal começar dizendo que virtualização e gerenciamento de virtualização não são e não caracterziam um Cloud privada.

Virtualização é componente chave e que permite a constituição de um repositório de recursos para serem facilmente acessados. Mas ainda é preciso garantir outras características de self-service e de capacidade de expansão de recursos.

2. Tenho um ambiente provisionado em uma Cloud Publica porém quando tenho uma demanda fora do2 meu uso normal tenho que ligar ou abrir um ticket para avisar o provedor. Devo considerar esse modelo Cloud ?

O conceito de Cloud diz que o ambiente deve ser de rapida expansão e as ações automáticas. Se é necessário uma intervenção ou configuração manual para atender a demanda isso foge totalmente do conceito.

 

3. Cloud Computing independentemente do modelo sendo Publico, Privado ou Híbrido sempre trará uma redução de custo ?

Apesar da resposta óbvia parecer um grande SIM, a resposta é um simples NÃO.
O simples NÃO, se dá devido a palavra SEMPRE que está na questão.

Um dos maiores equívocos é que acreditar que com a cloud computing vai sempre economizar dinheiro. Em muitos casos pode ser mas isso não é  uma verdade.

Por exemplo a Implementação de tecnologia de automação para ter uma cloud privada pode ser um investimento muito significativo para muitos orçamentos de TI.

Aprofunde seus conhecimentos via este link.

4. Cloud é só Infraestrutura ?

É certo que o modelo de IaaS é o mais tradicional e traz uma maior proximidade do consumo de recursos básicos de um Data Center com servidores virtuais, físicos, storage etc… Porém Cloud não é apenas IaaS, temos também PaaS e SaaS.

Há uma crescente muito forte em PaaS onde serão plataformas que as organizações poderão criar aplicações adaptadas e desenvolvidas especificamente para correrem em infraestrutura de cloud computing.

Já SaaS vendo sendo muito usual e softwares tradicionais agora são distribuidos ao mercado no modelo as-a-service por grandes empresas como IBM, Sales Force, SAP e Oracle, etc.

Boa Leitura.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagovola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s