Os desafios da TI na transformação para Cloud

Olá Leitores, Bom Dia.

Recentemente o IDC realizou uma pesquisa onde eles estimam que mais de 75% das empresas no mundo já tenham hoje alguma estratégia nesta plataforma ou têm planos para estarem lá em breve.

Segundo a IDC, em 2015, serão investidos no mundo mais de US$ 2,1 trilhões em TI (hardware, software e serviços), representando um crescimento estimado de algo em torno de 3%. Boa parcela deste crescimento virá dos investimentos em cloud.

De acordo com recente pesquisa realizada pela IDC, a boa notícia para o canal neste tempo de transformação para a nuvem é que os clientes continuam interessados em comprar TI por meio do canal. As empresas, consideradas por eles como seus consultores de confiança, oferecem soluções de um número variado de fabricantes, permitindo assim a escolha da opção certa que atenda às suas necessidades. E, melhor, estes parceiros deverão continuar tendo a preferência de compra por parte dos clientes.

duvida

86% das empresas que responderam à pesquisa indicaram que compram soluções de TI por meio do canal. Embora a primeira impressão é a de que nas ofertas na nuvem o fabricante fica mais próximo do cliente, supostamente, diminuindo a importância deste meio de compra, só 16% responderam à pesquisa alegando comprar diretamente do fabricante.

Outro dado interessante deste estudo é que 72% dos clientes admitiram que valorizam um “bom” serviço, como sendo mais importante que só o preço. Somente 28% sacrificariam este tópico para ter um melhor preço. Isso mostra a grande oportunidade para o canal – que agrega valor às suas ofertas – que continuará a ser valorizado nestes novos tempos de transformação para a nuvem.

O grande desafio neste cenário pode não estar tão claro nesta discussão de transformação do negócio do canal para a nuvem. As soluções nesta plataforma vão muita além da infraestrutura e aplicações que estavam sob responsabilidade da área de TI.


Em minha opinião, nos últimos anos os investimentos em Cloud Computing tem tornado o mercado realmente em um grande consumita e assim podemos observar as reais tendências de dimensão de volume e velocidade para este modelo de negócio.

Cloud trará as empresas a oportunidade para recriem seus modelos de negócios, para que otimizem investimentos, reduzam custos e de um modo geral redefinam suas estratégias de TI.

Confira a pesquisa na integra: ComputerWorld

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagovola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s