Cloud Computing … o que esperar para 2016 ?

Olá Leitores, Bom Dia.

Antes de falarmos deste ano, devemos lembrar que o de 2015 trouxe grades resultados, movido por um forte crescimento e consolidação da Cloud Computing não só no exterior mas também no Brasil.

De maneira inicial o tema Cloud previamente vinculado apenas como IaaS (Infraestrutura), PaaS (Plataforma) e SaaS (Software), neste novo ano trará grandes ‘casamentos’ e dependencias entre tecnologias.

2016 aqui está e continua a enorme transformação na indústria de tecnologia que temos visto nos últimos anos. Estamos no meio da transformação de produtos, serviços, redes e dispositivos, a fim de preparar-nos para +50Bilhões de dispositivos conectados à internet pelo prazo 2020. E ainda toda a natureza da Internet das Coisas (IoT) é um mercado com oportunidade de $19Trilhões.

Olhando para esses números, quando abordamos o expansão da tecnologia, necessariamente aumenta a dependência de desenvolvimento de produtos que tenham base em IoT, Mobile, BigData e faz-se necessário que o fundamento de todos sejam oriundos, desenvolvidos e até hospedados em uma plataforma de Cloud.

comunicacao-global-e-conceito-de-navegacao_23-2147505756Mas então … o que esperar em Cloud para 2016 ?

1. Cloud Híbrida – Maior entendimento e crescimento:

A Cloud Híbrida tem como base a expansão dos recursos computacionais de uma empresa, sem precisar abrir mão do investimento em tecnologia feito anteriormente no ambiente on-premises.

A Cloud Híbrida possibilita a combinação e uso de muitos recursos como por exemplo  DRaaS (Disaster Recovery as a Service), BaaS (Backup as a Service), etc…

Ou seja, empresas que já utilizam Cloud Pública e que precisam de um ambiente de infraestrutura em ambiente remoto, como, por exemplo, a expansão de um datacenter local para um externo que fique distante o bastante para garantir a integridade dos dados em caso de um desastre, podem se beneficiar desta tecnologia.

2. Big Data em Real-time e Analytics

Penso que Big Data está entrando em uma nova geração, onde a tecnologia está disponível e utilizável por um conjunto muito maior de empresas e por causa da disponibilidade e da maturação da tecnologia.

Porém torne-se uma necessidade para as empresas em qualquer setor altamente competitivo de usá-lo para as operações, vendas / marketing e segurança, bem como pesquisa e desenvolvimento.

Passámos de mineração de dados para mineração de informações para extração de conhecimento e de análise de dados para grandes transmissão em tempo real de análise, e aqui entra o Analytics.

Para utilizar o BigData e o Analytics será necessário um ambiente elástico, dinamico, de fácil acesso e logicamente com alta performance, aqui entra a Cloud.

3. Internet of Things

Em todos os dispositivos, em todos os lugares. Fortíssimo crescimento em 2016 !
Existem muitas plataformas como serviço (PaaS) – como por exemplo o BlueMix já possui add-ons e plug-ins que facilitam tal desenvolvimento e entrega.

O crescimento do IoT será impulsionado pela sociedade e também pela criação de normas que facilitaram a adoção e o uso diário desse contexto. Um exemplo clássico de IoT são as cidades inteligentes que vão acelerar este ano devido à maior eficiência. Algumas cidades, como San Diego, já se mudou para um ambiente inteligente.

Com previsão de 1 trilhão de sensores em 2030 aqui está a maior tarefa de qualquer revolução, onde desenvolver, crescer e manter tal tecnologia ?  Estou convencido que Cloud é a resposta para isso. 

4. VDI as a service

O VDI (Virtualização de Desktop) é um modelo já usual no mercado nas vem ganhando muita força devido a facilidade e economia com a utilização através de plataformas de Cloud Computing.

VDI + Cloud = Entrega de áreas de trabalho e aplicativos com alta performance, redução de custos, segurança e redução de risco de perda de arquivos.

Sem dúvida nenhuma o crescimento de DataCenters locais no Brasil aprimora dúvidas como latência, performance e armazenamento de dados em nosso país.

5. SDN, NVF, Hyper-Convergence, 5G, FOG

Revolução a vista em comunicações. A combinação de SDN e NFV poderá levar a uma Cloud de comunicações, que iria perturbar completamente a indústria de telecomunicações.

Geração de aparelhos 3 Hyper-convergência” irá fornecer desempenho, eficiência de dados, proteção de dados nativo, segurança cibernética e gerenciamento unificado global.

5G e FOG vão revolucionar (IoT) do processamento de dados, reduzindo o ruído e somente o processamento de dados significativos .

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

2 comentários sobre “Cloud Computing … o que esperar para 2016 ?

  1. Thiago!
    Muito bom o seu post!

    Só tenho um comentário a fazer: Você está matando os meus olhos!!!

    Teria como você mudar a cor da fonte para preto?
    Esse cinza acaba com a visão!!
    Tem que forçar muito para ler o que está escrito, e deixa a leitura cansativa demais.

    O preto destaca muito mais no fundo branco do que o cinza, pois o contraste entre a cor do fundo e a cor da letra garante uma melhor legibilidade.

    Abraços!

  2. Olá Fred !

    Obrigado por sua leitura em meu blog e também por seu feedback.

    Realmente observei que por padrão o wordpress define no template um cinza chumbo e não o preto.

    Alterei tão configuração e os novos posts já saírão desse modo.

    Obrigado mais uma vez por seu feedback e espero que facilite sua leitura.

    Forte abraço, Viola.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s