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Como vender em tempos de crise ?

Olá pessoal,

Participei na última segunda feira (18/01) de uma palestra na FGV cujo título era Como vender mais em tempos de crise, a qual foi excelente! Durante minhas anotações percebi claramente forte traços de menções que o Professor Pós-Doutor Eduardo Maróstica narrava com a situação atual que temos hoje para tecnologia.

Não podemos negar que realmente temos uma forte crise governamental com viés economico afetando o país, mas que temos algumas boas alternativas a serem consideradas.

Em minha opinião para tecnologia estamos vivenciando talvez o momento mais turbulento, impulsionado por inovações, tendências e novos modelos. E como dominar tudo isso ? Como alinhar as inovações com crise? Como saber vender e não perder o foco ?

Procurei relacionar as principais informações que aprendi:

Seja especialista !
Em caráter profissional o entendimento para tecnologia é que realmente precisamos de profissionais especialistas no assunto, não adianta mais ter conhecimento superficial ou achar que dar um jeito na hora é a melhor saida.

E para se tornar ótimo profissional é requerido estudo, preparo e profissionalismo.

Conheca seu mercado antes de ataca-lo !
Antes de sair divulgando, enviando email ou realizando eventos você ou sua empresa conhecem verdadeiramente seus clientes e seu mercado?

O comportamento do novo consumidor MUDOU, e coloco a palavra mudou em maiúsculo justamente para chamar a atenção que as empresas e profissionais estão mais qualificados, eles pesquisam, eles estudam, eles testam antes mesmo de chegarem ate o fornecedor.

O discurso que funcionava a 10 anos atrás, sinto muito não funciona mais ! Vocês sabiam que 50% dos produtos ou serviços lançados nos últimos 50 anos não existem mais ?

Esteja presente nas redes sociais !
As redes sociais fazem parte do novo cenário econômico.
Ambiente digital, este é o novo ambiente de vendas!

Ter credibilidade e fácil acesso a seus produtos através de redes socias é uma ótima estratégia e facilita  a entrada de novos clientes. Pense em midias como Linkedin, facebook, instagram, twitter, etc.

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Crise, vendas e oportunidades.
Pode parecer oportuno mas crise, leva diretamente a vendas que remete a oportunidades. Ter uma proposta de valor definida com relevância, este é o ponto chave !

Algumas questões levantadas durante a palestra que nos fazem pensar:

– Porque insistir em um modelo que não funciona mais ?
Modelos que funcionavam a 3-5-10 anos atrás pode não mais estarem aderentes a necessidade dos consumidores de hoje, ter funcionado uma vez não quer dizer que você não pode criar e buscar por novas alternativas. Exemplo, passamos por muitas ondas como OutSourcing, Hosting, Colocation e todas em sua época muito efetiva e que trouxe muito valor. Mas sera que hoje esse modelo é o melhor? Será que Cloud nao pode facilitar seu dia a dia ?

– Gravidade, urgência e tendência. Se for errar, erre o mais rápido possível. Voce não acha ?
Ter uma ideia e poder cria-la e testa-la de forma rápida e saber se ter aderencia no mercado, não seria o melhor modelo ? Atualmente o mercado não tem tempo para erros longos.
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Sendo assim temos muitas saídas para a crise, principalmente quando estamos falando de dependência tecnológica, manter se em constante aprendizado e atualização faz parte da evolução do que iremos vivenciar em TI.

Para finalizar , fecharei com o pensamento de Peter Drucker.:

Estamos viajando por um território desconhecido, onde os velhos mapas e bússolas são inadequados e possivelmente perigosos !

Esteja nesse barco e venha você também fazer parte dessa mudança.

Obrigado,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

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