Cloud IBM e VMWare: Na prática como isso ajuda sua empresa?

Olá Leitores,

Recentemente no evento da IBM InterConnect realizado em Las Vegas foi anunciado a parceira entre IBM e VMWare fortalecendo assim o discurso e a aderência de Hybrid Cloud e abordei este assunto nest post.

Muitas mídias importantes compartilharam essa noticia, como Forbes, Fortune, VMWare, IBM, NextWeb, entre outros – opinando sobre quais são os pontos fortes, positivos e aderentes do modelo dessa parceria.

No entanto, o intuito deste meu post é descer na prática de como isso pode funcionar realmente em sua empresa e assim ajudá-los no dia a dia.

Cb1VtgnUsAAWWUn.jpg_large

Serve como fator motivacional que os clientes da VMware agora terão a opção de mover suas cargas de trabalho para a Cloud da IBM a partir de seus próprios DataCenters sem a necessidade de retrabalho.

A parceria pode afetar milhões de cargas de trabalho em 80% dos DataCenters do mundo, de acordo com a IBM. IBM e VMware dizem que vão comercializar em conjunto e vender a oferta de nuvem resultante, chamado de “Hybrid Cloud” porque abriga os dados em ambos os data centers físicos existentes e + 45 DataCenters de Cloud IBM de uma só vez.


 

O que é VMWare ?

VMware é a empresa líder em virtualização. A empresa oferece um conjunto de produtos baseados em Cloud que permitem a virtualização de compute, storage e network. A VMWare permitiu que os departamentos de TI pudesem transformar as suas infra-estruturas estáticos de servidor e rede  em pools de recursos dinâmicos, que podem ser provisionados sob demanda com base nas necessidades em constante mudança de qualquer organização.

 

Quais são as ofertas da VMWare disponíveis na Cloud IBM SoftLayer ?

  • VMWare com Hypervisor vSphere – ESXi 5 e 6.x;
  • VMWare com vCenter e VSR;
  • VMWare com NSX;
  • VMWare com Virtual SAN (vSAN);
  • VMWare com vCloud Air Network;
  • VMWare com SRM (Site Recovery Manager);

Ainda existem outros produtos a serem confirmados;


O que posso fazer na Cloud IBM com SoftLayer ?

Pensei em 03 situações que são muito usuais e claras de necessidade dos clientes brasileiros que atualmente utilizam VMWare e estão buscando a criação de uma Hybrid Cloud.

  1. Transbordo de workloads VMWare;Pense em uma empresa que possui atualmente em seu ambiente on-premises um ambiente em VMWare totalmente integrado, gerenciamento, com processos e funcionando muito bem. No entanto surge a necessidade de crescimento de máquinas virtuais e storage de forma emergencial. O que fazer ?
    Vale a pena investir na compra de recursos computacionais ?
    Ou será que utilizar a Cloud IBM SoftLayer é a melhor opção?Características da Cloud IBM: Provisionar 01 servidor bare metal com VMWare ESXi, 01 servidor virtual com VCenter, acertar configurações de rede e storage e pronto! Ambiente estará operacional dentro de 01 à 02 horas no modelo pay as you go.
    E a replicação ? Que tal habilitarmos o VMware vSphere Replication e assim deixarmos os ambientes integrados.
    Licenciamento? Na Cloud IBM o licenciamento completo dos componentes VMWare já estão integrados ao uso da infraestrutura.

    Arquitetura Exemplo:

    01

     

  2. Alta Disponibilidade (HA) & Backup;
    Pense em uma empresa que trabalha em seu ambiente on-premises  com VMWare e necessita criar uma redundância, uma alta disponibilidade e um backup para que tenhamos um ambiente espalhado ao outro. O que fazer ? Refaço as mesmas perguntas… Vale a pena investir na compra de recursos computacionais ?
    Ou será que utilizar a Cloud IBM SoftLayer é a melhor opção?Características da Cloud IBM: Provisionar 01 servidor bare metal com VMWare ESXi, 01 servidor virtual com VCenter, acertar configurações de rede e storage, não se esqueça da replicação via VMware vSphere Replication e por último habilitar o vSphere Data Protection (vDP) para garantir o backup e o funcionamento completo da solução.

    Arquitetura Exemplo:

    Screen Shot 2016-03-09 at 9.48.07 AM

     

  3. Disaster Recovery (DR);
    A grande maioria das empresas precisam de Disaster Recovery (DR) e utilizando o VMWare as coisas ficam mais simples. Através da tecnologia de SRM – VMware Site Recovery Manager é posssível interligar 02 infraestruturas VMWare não importa onde estejam para começarem a se comunicar. Aqui com MUITA certeza a melhor opção é utilizar Cloud ! 

    Características da Cloud IBM: Provisionar 01 servidor bare metal com VMWare ESXi, 01 servidor virtual com VCenter, acertar configurações de rede e storage, não se esqueça da replicação via VMware vSphere Replication e por último habilitar o VMware Site Recovery Manager para garantir o DR e o funcionamento completo da solução.Arquitetura Exemplo:

    Screen Shot 2016-03-09 at 9.47.06 AM

 

Quais são os benefícios que minha empresa agrega com essa parceria ?

  • IBM e VMware irão prover conhecimentos, soluções e infraestrutura de Cloud para ajudar os clientes a gerenciar e dimensionar seus recursos de TI em execução de Cloud privadas e públicas, utilizando as ferramentas, processos e APIs com que os clientes já estão familiarizados;
  • Através da automação de carga de trabalho sofisticados, os clientes terão a capacidade de rápida provionamento ou dimensionamento das cargas de trabalho existentes para o IBM Cloud;
  • As empresas terão alcance adicional e escala para iniciar mais facilmente e dimensionar globalmente com recursos de Cloud, e também cumprir com a residência de dados e outras exigências regulamentares;
  • Os clientes da VMware serão capazes de usar um modelo de preços flexíveis mensal baseada no consumo que faz com que seja mais rentável para os usuários, permitindo uma simples opção de pay-as-you-go recursos computacionais e licenciamento.

 

Download White Paper: VMWare on IBM Cloud SoftLayer.:
http://connect.softlayer.com/Web-SB-VMwareonIBMCloud_BigDataintheCloudLP.html

VMWare on Cloud IBM presentation:
http://www.slideshare.net/JoaoMarceloBarros/vmware-at-softlayer

Abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

3 comentários sobre “Cloud IBM e VMWare: Na prática como isso ajuda sua empresa?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s