Gartner aconselha cautela na migração de DataCenter para Cloud pública

Olá Leitores, Bom Dia.

No último dia 15/03, o CanalTech publicou uma notícia indicando que o Gartner aconselhou cautela aos CIOS para migrarem seus datacenters para a Cloud Pública. Link para notícia.

Lendo o post, tive alguns ‘insights’ relacionados ao porque o Gartner recomendar cautela e não o contrário como indicarem que empresas migrem, utilizem e assim tenha um crescimento em Cloud.

data-centers-for-cloud-infrastructure

Texto 01: A recomendação pelo ceticismo quanto a essa migração se dá porque a infraestrutura e os aplicativos raramente mudam, novos aplicativos raramente são inseridos no data center ou o domínio existente de um modelo funciona de forma eficiente e estável. Para o Gartner, talvez ainda valha mais a pena manter sua estrutura de data center “se o negócio for relativamente estático e com pouca necessidade de agilidade”.

Consideração: Eu vejo que temos 02 maneiras para abordarmos esse assunto.

01. A abordagem que ressalatamos por muitas vez aqui, é a aderência e utilização de Cloud Híbrida, ou seja, mantenha alguns ambientes on-premises  mas inicíe uma migração gradativa para a Cloud Pública. Cautela não quer dizer tudo ou nada.

02. No entanto, por outro lado eu recomendo que mesmo para ambientes e aplicativos que raramente são alterados, ainda devemos levar em consideração a palavra CUSTOS. Pense que mover workloads para Cloud Pública elimina depreciação, licenças, problemas de hardware, suporte, energia, manutenção de componentes de DataCenter. Coloque no papel todos esses custos. Se precisarem utilizarem a ferramenta de TCO da SoftLayer.

Texto 02: Outra recomendação é avaliar cuidadosamente os desafios da implementação nos seguintes casos: se a empresa possui muitos usuários em localizações com conectividade WAN (Rede de Longa Distância) fraca para provedores de nuvem IaaS; se a empresa está em locais físicos onde os requisitos não estão bem servidos pelos provedores de nuvem IaaS; ou se um número significativo de aplicativos tem requisitos de localização que criariam complexidades de integração.

Consideração: Vejo que este ítem deve ser avaliado por características de cada provedor de Cloud Pública. Se eu abordar Cloud IBM SoftLayer logo direi que temos 29 Data Centers distribuidos no mundo, com uma rede privada totalmente interligada sem limite de replicação e sem custos. Além de trazer ALTA PREVISILIBIDADE com relação a OUTBOUND, DATA TRANSFER e componentes como CDN.

Texto 03: Além disso, também é preciso definir quais são as prioridades de TI da empresa, tendo em mente que os projetos de migração do data center são disjuntivos e que pode haver benefício limitado se não ocorrer uma transformação significativa. A consultoria também acredita que é preciso colocar cargas de trabalho individuais conforme o uso em uma nuvem pública de IaaS, mesmo em pequena escala, quando há obrigação técnica ou é benéfico para a empresa.

Consideração: Definir prioridades em TI é importante e reforço que Cloud traz forte aderência em ítens como : Transbordo de VMS, DR, Backup, Ambiente que necessitem de HA, Dev/Teste, DevOps, etc. Este ítem reforça o consumo de Cloud Pública.

 


 

 

Por fim após as considerações acima, minha opinião é que a palavra ‘cautela’ pode trazer um significado pejorativo para a adoção de Cloud Pública. A Cloud Publica traz inúmeras vantagens, previsibilidade futura, consumo adequado e controlado e por esse motivo vejo que talvez o principal ponto é: TENHA UM PLANEJAMENTO ESTRUTURADO e ESCOLHA O PROVEDOR CORRETO para sua estratégia de TI e assim a palavra cautela tomará caminhos relacionados a tempo.

 

Obrigado,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s