Gartner: O Futuro dos Data Centers na Era da Cloud

Olá Leitores, Bom Dia.
 

Algumas semanas atrás ocorreu o evento: Gartner IT Infrastructure, Operarions & DataCenter Summit 2016, no Brasil – São Paulo e tive a oportunidade de participar e acompanhar os temas mais atuais e discussões sobre qual o rumo de Infraestrutura (TI) para nosso país.

O tema DataCenter como já se era esperado foi extremamente explorado e gerou diversos ‘insights’ sobre qual o rumo que este tomando, quais são as principais tendências e iniciativas que as empresas terão para os próximos anos.

Sendo assim, logo que cheguei assisti a palestra que era: O futuro dos Data Centers na era Cloud … e o primeiro slide dizia em letras garrafais: “Enterprises don’t need another modern DataCenter! “ e logo depois a informação que até 2020, mais de 70% de Data Centers das empresas serão reduzidos em 30% de seu espaço físico !

E assim, o tema: o futuro dos Data Centers na Era Cloud, começou a tomar muito sentido.

Computing in Clouds
 

David Cappuccio, era o palestrante e  explorou insistentemente o tema dizendo que após décadas detendo e gerindo data centers, as empresas de hoje devem enfrentar os problemas relacionados ao suporte de aplicativos antigos, com a adoção simultânea de serviços de “cloud” e a marcha acelerada rumo à economia digital.

E eu concordo fortemente, as empresas hoje não podem ficar ‘refem’ do seu DataCenter antigo, ou da sua infraestrutura, ou até mesmo de seus ambientes legados praticamente intocáveis – a era da “lata” chegou ao fim.
Outro ponto colocado é justamente o modelo de négocio oferecido em características de TI de anos atrás como o Colocation e o Hosting …Será mesmo que as empresas querem um contrato de longa data, ou necessitam de uma preocupação com sua infraestrutura, licenciamente, depreciação de servidores, etc.

Ou será que as empresas agora devem pensar no modelo que melhor adere ao seu negócio ?
Exemplos: Como criar um HA de forma fácil ?

Como ter um ambiente DR financeiramente viável ?

É claro que devemos considerar que existe uma natural curva de amadurecimento e adoção à  diferentes sistemas como: system of records, system of differentiation and system of innovation.

Existe uma facilidade de se iniciar o uso de Cloud através do terceiro, é claro, mas isso não quer dizer que um system of records não pode se encaixar em nenhum tipo de Cloud.

Falando em tipos de Cloud na palestra houve justamente o indicativo que este ítem esse pode ser decisivo para o sucesso ou não sucesso do uso, escolher entre Publica, Privada ou Hibrida deve ser uma das decisões mais importantes a se tomar.
 
E quais mais preocupações quando ir pra Cloud devo observar ?
 – Sua organização deve entender Cloud.
 – Qual funcionamento para changes?
 – Existe tempo de resolução de problema ?
 – Qual o monitoramento na infraestrutura ?
 – Haverá múltiplos provedores ?
 – Haverá oscilação na conta ?

Estes são alguns ítens que devemos ter mente … e mais uma vez dizer que não cabe a modernização do Data Center e sim Cloud para o futuro 🙂

E por fim a apresentação se encerra com a frase:
” Sorry guys but Cloud is the new normal.”

Obrigado,


Thiago Viola
Cloud Mid Market Sales Leader
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s