O que devo escolher ? Cloud Híbrida ou Múltiplas Clouds ?

Olá Leitores, Boa Tarde.

Sendo um entusiasta do tema de Cloud é notório que o interesse pela adoção está cada vez mais crescente e já é parte presente da agenda de muitas empresas. Tal crescimento é previso incluse pelo Gartner que realizou uma pesquisa e indentificou que teremos um aumento de 16.5% na indústria de cloud para 2016.

A ótima notícia citada acima vem acompanhanda de muitas opções de provedores, de tipos, modelos, características e é claro que irá trazer complexidade em um momento futuro.

Então, vamos esclarecer o primeiro ponto, qual o conceito de Cloud Híbrida ou Múltiplas Cloud ?

hybrid

Cloud Híbrida trata-se de uma Cloud Pública integrada a uma Cloud Privada ou ambiente dedicado (on-premises) por exemplo. Já o conceito de Múltiplas Cloud trata-se do uso de  diferentes fornecedores de Cloud.

Explicando o conceito Cloud Híbrida este é visto como uma solução mais ‘pés-no-chão’, a agilidade que os profisionais de TI conquistam entre criarem novos ambientes públicos e interligarem com o ambiente tradicional traz um conforto e a possibilidade do uso de workload dinâmicos. Lembre-se aqui está uma forma de rápido escalonamento, provisionamento e que favorece a empresa crescer sem mudanças fortemente traumáticas.

Já o conceito de Múltiplas Cloud ganha força a não ficar preso em um único provedor e  traz a possibilidade e oportunidade de se ter e utilizar as melhores e mais atuais inovações de cada provedor. Aqui também temos um apelo muito forte voltada a facilidade e a  velocidade, mas pode gerar dificuldade de gerenciamento, tornando necessário o envolvimento de um orquestrador.

Sendo ele qual for o modelo o mais interessante aqui é que as empresas estão buscando por maneiras aceleradas e inovadores de integrarem seus serviços, criarem e experimentarem novas soluções.

No entanto, não devemos esquecer que ‘nem tudo são flores’,  quanto maior o uso de cloud maior será o crescimento da infraestrutura, dos acessos, da rede, dos pontos de entrada e saída e tudo isso deve ser bem trabalhado antes de qualquer contratação.

Sendo assim, Cloud é começou, meio e fim para o grande jornada que estamos vivênciando em tecnologia, escolha seu modelo, procure pelo melhor provedor, por ferramentas que tragam facilidade e por software que irão impulsionar seu negócio.

Obrigado,


Thiago Viola
Cloud Mid Market Sales Leader
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s