Status

MultiCloud – Estamos preparados?

Olá Leitores, Bom Dia.

Essa semana um dos assuntos mais comentados que acompanhei para Cloud foi a questão do ‘MultiCloud’, e como este modelo pode auxiliar as empresas a entrarem e crescerem seu uso e consumo no mundo de tecnologia.

Começo apontando que há uma forte expansão e em ritmo acelerado na adoção de todos os modelos de Cloud (públicas, privadas e híbridas) implicando em novos modelos de consumo de TI para as empresas. Vejo que este crescimento se reflete principalmente pela necessidade das empresas entrarem de vez na transformação para o mundo digital.

multicloud

Mas como o MultiCloud entra neste contexto ?

O objetivo do MultiCloud é entregar a melhor composição de cada provedor, dando ao cliente a possibilidade de trabalhar e escolher o que melhor lhe atende principalmente quando falamos diretamente do mundo de IaaS, onde claramente teremos valores de servidores, ofertas diferenciadas, etc.

Agora vamos a realidade …
Hoje muitas empresas estão em busca de redução de despesas, de agilidade e flexibilidade para criação de novos modelos de negócio, melhoria de segurança e principalmente redução da complexidade no gerenciamento da TI.

01wtifeaturecloudcomputercooperationistockphoto-1388082861527

 

Os benefícios de MultiCloud são evidentes, as empresas escolheriam o melhor provedor por sua características, valores, custos, conformidades e assim encaixando um mundo ‘MultiCloud’ em pleno funcionamento, é um baita negócio !!!

 

Mas vamos a algumas considerações – ítens acimas são extremamentes relevantes, mas me preocupa o fato da redução da complexidade no gerenciamento da TI. Este eu devo indicar que deve ser avaliado com bastante ‘carinho’.

Se observarmos que Cloud tem que trazer um modelo de TI ágil, fácil, flexível e dinâmico fico me perguntando se tivermos 2,3,4 ou até 5 provedores diferentes para cada empresa como seria o dia a dia ?  Talvez a resposta mais óbvia seria: Adote um PORTAL ÚNICO.

Mas vamos mais a fundo na preocupação do dia a dia de um adminstrator de TI tendo que gerenciar múltiplos portais (SoftLayer, AWS, Google, Azure), cada um com suas características de Firewall, Vpns, Vlans, Subnets, segmentos, links direto, servidores físicos, virtuais, templates, OpenStack, Container, Virtualizadores, Sistemas Operacionais, storage, etc .. UFA!

Os detalhes acima conduzem o assunto diretamente focado  em InfraEstrutura, mas ainda existem as considerações para a interoperabilidade, o faturamento, as limitações, o SLA, a governança, as características – Como ficaria tudo isso ?

ku-xlarge

Penso que o atual cenário das empresas no Brasil ainda nos remete a um ambiente  OnPremises, Hosting e até um Colocation onde as empresas estão iniciando sua movimentação e entendimento para o mundo Cloud.

Temos que ter uma visão bem clara que nascer em Cloud é uma coisa – movimentar seu ambiente para Cloud é completamente outro.

Por todos os motivos listados entendo que o conceito de Cloud Hibrida fará muito sentido nos próximos anos até chegarmos  no conceito de MultiCloud.

Por fim, minha percepção é que devemos ter um modelo realmente agnóstico, mas o grau de maturidade das empresas influênciará diretamente na adoção ou não adoção para MultiCloud..

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
Cloud Mid Market Sales Leader
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

2 comentários sobre “MultiCloud – Estamos preparados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s