Status

Nascer em Cloud é totalmente diferente de migrar para ela.

Olá Leitores, Bom Dia.

Tudo bem ?

A atual incerteza que rodeia o desenvolvimento e a adoção de tecnologias emergentes (como Cloud), significa claramente que o mercado está amadurecendo para os reais desdobramentos das transformações digital e se preparando para um mundo totalmente conectado e pronto para as novas inovações futuras.

O tema ‘Nascer em Cloud é totalmente diferente de migrar para ela‘, é algo corriqueiro que tenho acompanhado em muitas visitas e reuniões com clientes, e devo afirmar que é mesmo – Mas Porque ?

Quando observamos empresas novas como NETFLIX, UBER, AIRBNB que são fonte de estudo e de exemplos atualmente, claremente notamos que essas NASCERAM já em um novo modelo de negócio e consequentemente requisitam por tecnologias que atendam e acompanhem a demanda. Digamos que a tarefa de criar um ambiente, testar, errar com rapidez é algo tratado com naturalidade neste mundo.

c0fa53775cbd96fec56b427302e65861

Quando olhamos para o lado e notamos empresas que nasceram em um mundo com seus ambientes On-Premises, Hosting, Colocation, OutSourcing, aí o papo já é outro. Ir para Cloud não é uma tarefa simples – e realmente não é por conta de fatores técnicos em seus ambientes como LEGADO, ERP, CRM, Virtualização, Segurança, REDE, Storage, etc. Como ir para CLOUD com tudo isso ?

img_20150612_105808

Naturalmente vejo muitos executivos falando por transformação mas poucos deles ainda as executam na prática e acabando tropeçando em erros casuais e na famosa zona de conforto.

Mas a questão de empresa antiga ou nova não é decisivo, nascer em Cloud ou migrar para ela tem total sentido com a real necessidade de transformação de sua empresa.

Empresas que NASCEM em Cloud, levam uma vantagem embasado por 03 princípios:

1.) VELOCIDADE: Ao contrário de um ambiente de TI tradicional que para ficar pronto levá meses, em Cloud estamos falando de minutos ou até horas para estes estejam prontos para uso.

Tendo um bom plano, é muito provável que a sua companhia cresça rapidamente. Porém, se a sua empresa possui a infra-estrutura de tecnologia dentro de casa, baseada em servidores físicos, é possível que os seus planos de crescimento sejam impactados pelos prazos de upgrade de servidores e migrações de infra-estrutura.

O crescimento e uso de aplicativos e aplicações WEB crecem em ritmo exponencial e não linear. Este com certeza é o resultado de um mundo profundamente conectado em que vivemos.

2.) ESCALABILIDADE.:  A escalabilidade rápida e imediata é mais uma das vantagens de Cloud, deixando o seu negócio bem mais flexível. Afinal, a partir de Cloud, não será preciso se preocupar com mudanças rápidas no negócio, pois o ambiente acompanha o ritmo de desenvolvimento da organização.

Realmente não importa se a sua empresa é pequena, média ou grande, a qualquer momento será possível fazer um “upgrade” ou “downgrade”. Assim, não será preciso pausar o trabalho para comprar novos servidores, storages, devices em geral e assim esperá-los chegar e futuramente — talvez — deixá-los ociosos.

3.) IMPACTO SISTEMICO.:  Embora muitos C-LEVEL acreditem que Cloud envolva muitos detalhes, problemas e riscos – na realidade ela pode e será uma grande aliada para a manutenção e transformação do seu negócio. Lembre-se que Cloud traz sempre as melhores práticas e tecnologias para que você possa com alguns clicks inovar.

Por outro lado e por fim, as mudanças para quem quer MIGRAR para Cloud são profundas mas encare como algo promissor e realizador. O maior ponto de atenção e justamente orientar os tomadores de decisão a não optarem pelo pensamento tradicional, linear, sem ruptura e assim serem absorvidos por preocupações imediatas. Migrar para cloud exige um pensar de forma estratégica sobre as forças de ruptura e inovação para que moldam e estejam preparadas para o futuro.

business-entity-art

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
Cloud Mid Market Sales Leader
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

Um comentário sobre “Nascer em Cloud é totalmente diferente de migrar para ela.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s