Status

2016 – O ano em que Cloud Computing se tornou popular !

Olá Leitores, Bom Dia.

Estamos encerrando mais um ano, 2016 foi com certeza o ano em que Cloud Computing teve um belo amadurecimento e crescimento em níveis de popularidade, consumo e entendimento no mercado Brasileiro e por isso merece um post de encerramento.

Devo começar dizendo que o principal motivo que tornou Cloud Computing mais conhecido e popular foi a mudança em que o mundo sofreu. SIM, vivemos hoje em mundo totalmente digital, que pede empresas mais ágeis, produtos interligados na internet, aplicativos com vida online, rapidez em correções e atualizações, qualidade e preços altamente competitivos.

Vale uma menção do meu vídeo de Ligado na Nuvem l O Futuro da TI mora na Nuvem . onde demonstro como a tecnologia está transformando cada vez mais a maneira com que nos comunicamos, consumimos e fazemos negócios. Tecnologia é a base da operação das empresas, da produção e do atendimento satisfatório aos clientes.

business woman hand working on smart phone and laptop computer a

Segurança e confiabilidade dos ambientes de TI em Cloud hoje já são fatos consumados, o grau de maturidade e entendimento conforta as empresas a mergulharem em seus provedores escolhidos e criarem seus ambientes sem medo de errar.

Falando de provedores … a presença de DataCenters local de multinacionais como IBM, Amazon[AWS], Microsoft [Azure] e a promessa futura de Oracle e Google endossam cada vez mais um mercado altamente competitivo.

Investimentos em telecomunicações para fortalecer o uso de Internet começa a deixar de ser  um fantasma e a oferta de ambientes em Cloud de forma massificada por empresas começam a se tornar tecnicamente e financeiramente cada vez mais viável.

digital composite of hand holding smartphone with vignettes

Em paralelo, a tudo isso HW e SW se tornam cada vez menos atrativos devido a gastos indiretos como manutenção, suporte, atualização, depreciação, etc. A situação econômica leva naturalmente as empresas a repensarem suas estratégias e romperem paradigmas para atingir a estratégia de redução de custos, mas dessa vez com qualidade.

Por outro, lado vimos alguns conceitos novos surgirem e outros que tomaram força como.: MultiCloud, Cloud Hibrida, Fog Computing, Watson [Cognição], BlockChain e outros – vale a pena a pesquisa e a leitura.

Sendo assim fica evidente que a necessidade em estar no ‘novo mundo’ faz com que as empresas se preocupem cada vez mais com o negócio e focando em ter tecnologia como base para toda essa transformação.

Em meu ponto de vista ainda temos alguns desafios que devem ser melhor esclarecidos, desmistificados e aprimorados para 2017.:

  • Compra de Hardware vs CLOUD – Pode parecer uma simples comparação, mas não é! Ainda sinto que algumas empresas preferem fazer investimento em HW ao invês de parar, pensar e realmente encontrar as reais vantagens deste novo mundo. Precisamos sempre criar um ROI e um TCO bem profundo analisando criteriosamente cada um dos recursos utilizados para que se tenha tecnologia de ponta e assim se provando que Cloud é em sua grande maioria a melhor alternativa.

 

  • Workloads considerados produção são para Cloud SIM ! Workloads como SAP, VMWARE, ORACLE, TOTVS, ERPs, CRMs em geral, – já são em realidade em Cloud. Por todas as vantagens já citadas e pela crescente maturidade de cloud com segurança, performance e valores temos como aceitação estratégica para estes pontos.

 

  • Mundo de IaaS e PaaS – Como devo dar o próximo passo ? Aqui também está um grande desafio que no 2 semestre de 2016 encontrei em algumas empresas enfrentando. Como partir de um mundo onde tocamos infraestrutura e passamos a desenvolver aplicações totalmente conectada em RunTimes, DevOps, GitHub, serviços mobile, etc será um grande desafio em 2017.

 

  • Vou para Cloud mas e a Internet ? E o Link ? Finalmente a questão de telecomunicação finalmente deixou de ser um fantasma. Hoje ter um link ou até mesmo depender da Internet com VPN vem sendo utilizada de forma massificada por empresas e tornou-se uma solução viável.

 

c30128ffb30922a3618b84829c8cca3c

 

Os próximos anos são promissores, tenha certeza disso, o Gartner publicou alguns estudos

que apontam  investimentos das empresas brasileiras em Cloud para 2017 devem chegar a US$ 4,5 bilhões, e até 2020 devem atingir  US$ 20 bilhões.

 

 

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
Cloud Mid Market Sales Leader
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

 

Anúncios

Um comentário sobre “2016 – O ano em que Cloud Computing se tornou popular !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s