Nota

Computação Quântica e Cloud IBM – o futuro chegou – Vamos testar ?

Olá Leitores,

O tema computação quântica é um assunto que gera ansiedade, estranheza e muito interesse devido a aplicação e inovação nas novas tendências de tecnologia.

A idéia da computação quântica é tornar possível solucionar problemas que nem mesmo os supercomputadores de hoje conseguem resolver.  Este computador poderá ser programado para realizar qualquer tarefa computacional e será exponencialmente muito mais rápido do que as tecnologias clássicas para um grande número de aplicações científicas e de negócios.

quantum-computing

Para que tenhamos um entendimento mutuo vamos passo a passo.

Computação Quântica: O que é ?

A computação quântica é pouco compreendida e devo assumir que o assunto é interessante mas também complexo!

Para termos uma noção mais clara do conceito, basta pensarmos no modelo computacional atual que é baseado no sistema binário. Um bit pode assumir os estados que convencionamos chamar de 0 ou 1.

Já o elemento central da computação quântica é o qubit (abreviação de “bit quântico”), que se diferencia por poder assumir o estado 0, o estado 1 ou ambos os estados ao mesmo tempo.

A capacidade dos qubits de assumir dois estados simultaneamente aumenta de forma considerável a capacidade de processamento do computador.

AAEAAQAAAAAAAAMFAAAAJGE2MDFjMjU3LTEyZmMtNDRlZi04ODJkLWMwYTNkODQxMzllNg

 

Esse modelo dá margem para um número muito grande de cálculos que podem ser realizados ao mesmo tempo, sendo assim, o efeito prático é a possibilidade de resolver problemas que na computação clássica levariam um tempo impraticável.

 

Computação Quântica: Onde vamos aplicar ?

A idéia é que a computação quântica poderá ser usada junto com os sistemas convencionais. Atualmente muitos cientistas acreditam que os computadores quânticos possam ser usados para assegurar a solução de problemas complexos e ainda ajudarem a encontrar cura para doenças como câncer e Alzheimer. Ao oferecer ganhos exponenciais em performance, computadores quânticos também podem ter uma enorme aplicação na criptografia e na química computacional, entre outros campos.

Um exemplo clássico que encontrei é o vendedor viajante que precisa encontrar a rota mais eficiente para visitar um número de cidades. Quanto mais cidades são acrescentadas, maior o número de possíveis rotas e logo há muitas possibilidades para um computador convencional lidar em uma quantidade razoável de tempo.

Um exemplo bem complexo é resolver problemas de otimização como em missões espaciais e no modelo de controle de tráfego aéreo – áreas que a Nasa devota significantes esforços em computação.  “A Nasa tem uma grande variedade de aplicações que não conseguem ser resolvidas em supercomputadores tradicionais em um prazo realista devido a sua complexidade exponencial, então sistemas que usam efeitos quânticos oferecem uma oportunidade de resolver tais problemas”.

 

Computação Quântica e IBM.

A IBM iniciou suas atividades a muito tempo e vem aprimorando ao longo dos tempos a teoria e a prática desta técnologia.

Screen Shot 2017-04-10 at 9.35.54 AM

 

Computação Quântica: Prática – Cloud e IBM Quantum Experience .

A IBM depois de lançar ofertas em tecnologias emergentes como Cloud, Cognição (Watson) e blockchain (Hyperledger e Fabric), a IBM vê os computadores quânticos como uma nova oportunidade de inovação.

A IBM liberou um serviço online que dá a qualquer pessoa acesso gratuito à sua plataforma de computação quântica (via PC ou dispositivos móvel).

Esta experiência está baseada e desenvolvida em torno do serviço de computação em Cloud existente da IBM: a Quantum Experience, que qualquer pessoa pode acessar gratuitamente.

maxresdefault

 

IBM Quantum Experience

Acesse através do link: https://quantumexperience.ng.bluemix.net/ .

Screen Shot 2017-04-10 at 9.50.55 AM

Screen Shot 2017-04-10 at 9.51.08 AM

Aqui fiz uma simulação de um pequeno ambiente utilizando os 05 qubit .

q1

q2

q3

q4

q5

 

 

Computação Quântica: Tour no Laboratório IBM.

 

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
Head of Cloud Digital Sales Brazil
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios

Um comentário sobre “Computação Quântica e Cloud IBM – o futuro chegou – Vamos testar ?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s