Citação

Comparativo de funcionalidades entre IBM Cloud Platform e AWS.

Olá Leitores,

Este artigo tem o objetivo de ajudar clientes que venha do ecossistema da AWS a “traduzir” seus workloads para a IBM Cloud Platform.

Cloud IBM tem três silos principais. Infraestrutura, Aplicações e Serviços.

Infra-estrutura é orientado com base de SoftLayer a qual está disponível em mais de 35 Datacenters em todo o mundo.

Screen Shot 2017-08-18 at 22.33.22

 

Aplicações podem ser Cloud Foundry, Docker ou Open Whisk.

Serviços contêm um enorme catálogo de pay as you go e add ons para sua aplicação, como Watson, Bancos de dados e Analytics.

 

Screen Shot 2017-08-18 at 22.33.39

Acesse o comparativo completo.: https://softlayer.github.io/tools/compareorator/

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
Head of Cloud Digital Sales Brazil
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Anúncios
Citação

Gerencie sua infraestrutura através do APP Mobile – IBM BlueMix.

Olá Leitores, Bom Dia.

A integração entre o mundo de Infraestrutura e Plataforma na IBM previamente anunciado está em ritmo acelerado e hoje trago mais uma novidade para vocês.

img_1002

O acesso para o  IBM BlueMix Infrastructure além de ser feito através de navegadores WEB, agora também poderá ser utilizado via app mobile (em tablets e smartphones). Disponível para download na Apple Store , no Google Play e até no Windows Store com o nome de IBM BlueMix.

Com este app do IBM Bluemix você se mantem conectado e em controle dos seus serviços, servidores e network. Recursos de gerenciamento poderosos e controles altamente interativos disponibilizam o gerenciamento a qualquer momento e em qualquer lugar em sua infraestrutura nas e fácil de usar.

Lembre-se que o IBM Bluemix fornece uma plataforma de Cloud para ajudá-lo a resolver problemas reais e a estimular o valor de negócios com aplicativos, infraestrutura e serviços de um número crescente de datacenters e pontos de rede presentes ao redor do mundo. Os produtos e serviços incluem bare metal e servidores virtuais, redes, soluções de big data, soluções de nuvem privada e muito mais.

poem-1

As funções de gerenciamento que estão disponíveis no app são.:

Chamados – Precisa de ajuda, mas não está na empresa? Crie rapidamente um novo chamado para uma solicitação de suporte ou examine os chamados de suporte existentes e verifique seus status.

 

Servidores – Visualize os detalhes de desempenho e controle funções básicas com os seus servidores Bluemix virtuais e em bare metal. Desligue ou ligue facilmente um servidor, execute ping no servidor para testar sua disponibilidade de rede ou reinicialize.

servidores

 

Largura de banda – Monitore o uso da largura de banda dos seus servidores Bluemix virtuais e em bare metal.

redes

 

Finanças – Não perca as contas ! Tenha na palma de sua mão o saldo de consumo atualizado de sua infraestrutura utilizada no IBM BlueMix.

img_0996

 

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
Cloud Mid Market Sales Leader
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Citação

Alta do dólar acelera a adoção de Cloud na América Latina

Olá Leitores, Bom Dia.

A nuvem será o principal aliado da TI em um ano marcado pela elevação do dólar na América Latina, e em especial, aqui no Brasil. De acordo com previsões da consultoria IDC, este ano, mais de dois terços dos projetos de TI terão de mostrar redução de custos e a contratação de serviços na nuvem serão imperativos.

Não por acaso, a IDC acredita que os serviços de cloud pública e privada vão crescer 40%, chegando a US$ 3,6 bilhões na região. Em 2020, os gastos com cloud vão responder a 50% dos orçamentos de TI.

Essa informação pode parecer contraditória quando analisamos os provedores de Cloud Pública pois a maioria deles ainda possuem como base a cobrança a partir do dolar.

Como explicar a aceleração e o crescimento ?

12435-NO8F2I


A melhor maneira que encontrei para explicar esse crescimento é que as empresas estão compreendendo e se preparando para terem êxito na economia de transformação digital, foco na aderência a novos modelos como o (as-a-service) e além obviamente da redução de custos que Cloud pode trazer.

Sabemos que ao utilizarmos um ambiente para Cloud teremos fortes vantagens a serem qualificadas e entendidas. Vou listar alguns ítens que podem combater o ‘medo’ da alta do dolar:

  1. Redução técnica no consumo de recursos como CPU, Memória e Disco;
  2. Configuração e utilização de auto-scaling;
  3. Desligar servidores quando não há utilização dos mesmo;
  4. Fazer uso de ambientes dentro e fora do Brasil mensurando a necessidade de latência;
  5. Facilidade no redução e aumento de ambiente;
  6. Possibilidade de errar ou testar de forma rápida e econômica;
  7. Considerar e o provedor tem DataCenter local;
  8. Validar se o provedor faz o faturamento local e dolar fixo;

Com relação ao ítem 08 devo ressaltar que o faturamento local poderá causar uma redução de quase 30% (trinta por cento) em tributos dependendo do provedor a ser escolhido.

Sendo assim, há um quebra de paradigma não tem jeito !

Não pense em compra de “latas” (servidores), aqui  estamos falando de um novo modelo com novas práticas. A dica aqui é não tenham medo da alta do dolar. Recomendo um comparativo que possam garantir até qual margem a Cloud vale a pena, mas por experiência própria confirmo que é um modelo muito satisfatório.

Referência: Alta do dólar acelera a adoção da nuvem open source na América Latina 

Obrigado,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Manager
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87
Slide Share: http://www.slideshare.net/ThiagoViola

Citação

Mercado de Hybrid Cloud em 5 anos será de $84 bilhões

Olá Pessoal, Boa Tarde.

A empresa de pequisa e consultoria no mercado “Markets and Markets” estimou que o crescimento de Cloud Híbrida atingirá cerca de $84.670 milhões de dolares até 2019. O potencial de crescimento anual será de 27,3% entre 2014 à 2019.

O relatório, “Hybrid Cloud Market by Solution (Consulting, Cloud Integration, Cloud Management, Cloud Security, and Networking), by Service Model (IAAS, PAAS, and SAAS), by Region (NA, Europe, APAC, MEA, and LA) – Global Forecast to 2019”, acessivel para compra através do link, diz que este mercado está segmentado em modelos de implantação de sistema e serviço, vertical e região.

Numbers And Finance

A nuvem híbrida fornecerá soluções excelentes, como a integração, gerenciamento de nuvens, segurança, redes e consultoria para oferecer recursos altamente escaláveis que podem ser ajustados on-demand.

De acordo com o estudo de pesquisa em torno de 48% das empresa está planejando adotar sistemas de serviços de nuvem híbrida em um futuro próximo.

As principais características do modelo de Cloud Computing com nuvem híbrida é o das normas e serviços compartilhados, soluções empacotadas, self-service, escalável, preço baseado em uso, acessível através da Internet, tecnologias de interface do usuário padrão e serviços de publicação e API, o que resultará em uma maior eficiência uso de ativos de TI, maior agilidade para o lançamento de novos serviços e uma maior eficiência de custos.

O estudo também aborda algo bem importante que é …
Quais são os Maiores Desafios para o híbrido Mercado Cloud?

No estudo, os responsáveis da MarketsandMarkets também apontaram o que vão ser os maiores obstáculos para o mercado de nuvem híbrida e seu crescimento.

Os principais obstáculos para o mercado de nuvem híbrida provavelmente virá dos próprios consumidores e as questões de segurança de dados. Especialmente aqueles que envolvem o armazenamento de dados em nuvem crítica.

Naturalmente, restrições tecnológicas, tais como infra-estrutura precária é outro problema que o mercado de nuvem híbrida terá de lidar. Estes e muitos mais problemas estão parando muitas SMBs de adoptar soluções de nuvem híbrida.


A nuvem híbrida facilitará a migração de aplicações e serviços entregues através de SaaS através de outras ofertas de nuvem.

Atualmente gigante de TI como Cisco, Rackspace, HP, Microsoft, IBM, e outros são os vendedores como Amazon Web Services estão ativos e em busca do mercado de nuvem híbrida.

16458353260_1763af8a20_n

Esses fornecedores possuem capacidade de oferecem sistemas e serviços de nuvem para inúmeros setores, como serviços bancários, serviços financeiros e de seguros, saúde, telecomunicações e ITES, mídia & entretenimento, educação, energia, governo, manufatura, bens de consumo e varejo, pesquisa e serviços de consultoria e outros.

Em algumas semanas eu farei um post destinado as soluções da IBM na adoção de núvem híbrida em seu modelo tradicional e também baseada em Open Stack.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: br.linkedin.com/in/thiagoviola
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Citação

IBM SoftLayer e Amazon AWS: Qual a diferença ?

Olá Leitores, Bom Dia.

Recentemente assisti uma apresentação sobre o tema SoftLayer x AWS e também algumas considerações feitas pelo Twitter por alguns experts de Cloud Computing.

Por tal motivo resolvi fazer um post ponderando alguns detalhes entre os dois provedores. Minha intenção aqui é apenas desmistificar e mostrar como cada provedor provê seus serviços de IaaS as empresas.

AWSAs pessoas e empresas costumam comparar a Cloud IBM SoftLayer com Amazon Web Services (AWS) e é fácil entender o porquê.

softlayerAmbas possuem plataformas de infraestrutura escalável para fornecer recursos de nuvem ao para todos os diferentes tipo de clientes do mundo.

A comparação é compreensível então vamos a primeira afimação: “A plataforma SoftLayer é fundamentalmente diferente da AWS.”

Basicamente falando, a AWS poderia ser executada na SoftLayer.
Já a SoftLayer não poderia ser executado na AWS.



O que a AWS provisiona em uma Cloud Pública ?

Quando a AWS começou a permitir que os clientes contratassem máquinas virtuais implementadas em sua infra-estrutura o foco basicamente era em seu ‘ramo’ de negócio e-commerce. E com isso a AWS acelerou o provisionamento de servidores de hospedagem Web virtual.

No ambiente de Cloud AWS, os clientes provisionam recursos que necessitam como:  servidores e storage, e a AWS implanta esses recursos sob demanda. É de se confessar que a mecânica de implantação é notável.

A AWS possui DataCenters completos de servidores físicos que são integrados uns com os outros em um ambiente de nuvem pública. Esses servidores são gerenciados e mantidos pela AWS Amazon e eles coletivamente compõem a infraestrutura de nuvem disponíveis na instalação.

A AWS instala uma camada de virtualização (também conhecido como hypervisor) sobre esses servidores físicos para amarrar os nós individuais tendo a capacidade total do ambiente. Quando um cliente solicita um servidor na nuvem da AWS, esta camada de virtualização encontra um nó com a A imagem do servidor com o sistema do cliente desejado operacional, aplicativos, etc. Todo o processo é rápido e automatizado, e cada cliente tem controle e acesso aos recursos solicitados.


A SoftLayer provisiona a Cloud Pública e MUITO MAIS !

A plataforma da SoftLayer é projetada para dar aos clientes acesso completo e controle sobre a infra-estrutura real de que eles precisam para construir uma solução na nuvem.

Automatizada, flexível, de fácil implantação e gestão dos próprios servidores, armazenamento, e os próprios recursos de hardware de segurança, estão hospedados em nossos DataCenters para que os clientes não tenham que construir suas próprias instalações ou comprar seu próprio hardware para obter a confiança ou uma computação de alto desempenho.

Tudo nos DataCenters SoftLayer é transparente, automatizado, integrado e construído sobre uma API aberta que os clientes podem acessar diretamente. Cada servidor está conectado a três redes físicas distintas, de modo que, e tráfego de rede de gestão público-privada são segmentadas. E o nosso suporte técnico especializado está disponível para todos os clientes, 24x7x365 – sem custo.

Observe que a automação e integração de nossa plataforma acontece no nível de DataCenter. Nós podemos fornecer a instância virtual assim como a AWS, porém podemos fazer muito mais que isso.

Podemos implantar servidores bare metal da mesma forma AWS utilizam servidores de nuvem pública (embora, na verdade, os servidores bare metal levam mais tempo para implementar do que os servidores virtuais).

Com a Cloud IBM SoftLayer o cliente tem maior possibilidade de escolha e controle em seus ambientes de nuvem, podendo escolher desde o Hypervisor até a instância virtual.

Basicamente em uma figura, podemos dizer que as diversão são as seguintes:

slxaws

Outro  detalhe importante é a arquitetura de rede da SoftLayer é única. Os clientes podem encomendar um servidor em Dallas e outro em Hong Kong, e esses dois servidores podem se comunicar uns com os outros diretamente e livremente através da rede privada, sem interferir com o tráfego da rede pública dos clientes.


AWS vs SoftLayer

Fato é que parte do negócio da nuvem SoftLayer certamente compete com AWS.
Quando comparado servidores virtuais, e possível nos deparamos com uma série de semelhanças. Mas este post não é sobre a comparação entre as ofertas … E sim da explicação de como a SoftLayer é diferente.

  • Bare Metal. A SoftLayer é capaz de fornecer recursos de servidores bare metal para os clientes. Isso permite que os clientes tenham um poder de computação a ser escolhido, igual a um servidor em um hosting ou colocation. Certamente dá a possibilidade para o cliente escolher Virtualizador, sistema operacional, tipo de disco, nível de RAID, entre outros. Já a AWS não provisione recursos bare metal.
  • Private Network. A AWS se diferencia fornecendo “availability zones” e “regions” para os clientes que querem expandir sua infraestrutura de nuvem em vários locais. Já a SoftLayer tem DataCenters interligados em uma rede privada global. Os clientes podem selecionar o local específico na SoftLayer que eles querem provisionar servidores.
  • Private Network com custo zero.  Quando os clientes da AWS movem dados entre  servidores da AWS, eles vêem com custo de “Inter-Region Data Transfer Out” e “Intra-Region Data Transfer” em suas contas. Já na Softlayer se você estiver movendo dados de uma servidor SoftLayer para outro servidor/DataCenter SoftLayer (em qualquer lugar do mundo),  a transferência é gratuito e ilimitado. E não irá utilizar o tráfego público de banda larga.
  • Trafego na Internet. Na SoftLayer servidores bare metal provisionados com o modelo de faturamento mensal incluem 20TB / mês de largura de banda de saída pública e servidores virtuais provisionados com faturamento mensal incluem 5TB / mês de largura de banda de saída pública. Com a AWS, os clientes pagam uma taxa por GB de largura de banda.
  • Suporte. A SoftLayer oferece uma ampla gama de gestão, acompanhamento, e opções de suporte a clientes, sem nenhum custo adicional. Na AWS você terá encargos da AWS para o monitoramento com base em métricas, frequência e número de alarmes por recurso. E terá um custo mensal adicional para o suporte.

Feito todas as comparações e apresentados os detalhes, podemos concluir respondendo as perguntas:

  • A SoftLayer e a AWS oferecem ao mercado IaaS (Infrastructure as a Service)?
    Resposta: SIM
  • SoftLayer e AWS oferecem o mesmo serviço ?
    Resposta: NÃO

É isso pessoal, se tiver alguma dúvida ou algo em que posso ajudar estarei a disposição.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Citação

LANÇAMENTO – DataCenter IBM SoftLayer: MONTREAL – APROVEITEM $500 OFF !

Boa Noite Leitores,

A IBM SoftLayer segue crescendo seu número de DataCenters ao redor do mundo para facilitar aos clientes o uso e redundância de seus recursos computacionais.

Dessa vez, o novo Data Center está em MONTREAL no Canada pronto e disponível para uso.

Com o lançamento de MONTREAL, estamos totalizando, 19 DataCenter ao redor do mundo. MTL Você pode iniciar ou expandir sua InfraEstrutura em MONTREAL com $500 dolares Off no primeiro mês de serviço.

Para ganhar os $500, basta preencher o Promo Code: 500MTL, durante o registro de sua conta inicial ou na contratação dos serviços.

A oferta estará valida até o dia 09 de Junho de 2015, limitada por usuário e pode ser utilizada na contratação de serviços que forem contratados no modelo MENSAL e não através de hora.

Está com dúvida do porque você deveria utilizar o DataCenter de Montreal? Veja algumas considerações:

  • Faça testes com os servidores Bare Metal – RAID – Discos SSD da SoftLayer.
  • Redundância do Serviço – Replique seus dados para o DataCenter de Montreal;
  • Integração dos componentes – Peça agora mesmo um Bare Metal e integre com sua instância virtual em qualquer DataCenter do mundo;
  • Network – Aproxime sua aplicação de seu usuário hospedando os serviços da Europa

O que você poderá provisionar com $500 dolares free ?

  • Bare metal com Dual Processor – Octo-core, 16 GB RAM  e 4 Internal Drives;
  • Virtual Server com 12 Cores, 32GB RAM, 100 GB STORAGE;
  • Bare Metal ou Virtual Server com Sistema Operacional Windows Server 2012;

Para utilizar e maiores detalhes acesse agora mesmo, ORDER NOW.

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87

Citação

MBA de Cloud Computing

Olá Leitores,

Nos últimos dias de Janeiro abri um canal nesse blog para envio de perguntas sobre Cloud. Recebi um questionamento que achei muito interessante sobre capacitação em Cloud e como pode ser do interesse de todos resolvi publicar.

Quais são os cursos de MBA totalmente direcionados para Cloud no Brasil ?

Aproveitando que já temos uma página dedicada para as certificações de Cloud disponíveis no mercado, fiz uma dedicada chamada MBA Cloud Computing com as instituições que fornecem os cursos no Brasil, o detalhamento de cada grade curricular, tempo e valores para cada uma delas.

A princípio o que consegui mapear são o todo são 5 instituições com 03 cursos diferentes.

mbas

Para acessar as certificações acesse a pagina de MBA Cloud Computing – Link.
https://thiagoviola.wordpress.com/mba-cloud-computing/

Obrigado e abraços,


Thiago Viola
IBM Cloud Services Sales Representative
SoftLayer Subject Matter Expert

E-mail: thiagoviola@yahoo.com.br
LinkedIn: https://www.linkedin.com/pub/thiago-viola/35/969/893
Blog: https://thiagoviola.wordpress.com/
Twitter: @ThiViola
YouTube Channel: https://www.youtube.com/user/tviola87